Crtica sobre o Blu-ray "Warner - 146 Min." do filme "Harry Potter e As Relíquias da Morte Parte 1":

Jorge Saldanha
Harry Potter e As Relíquias da Morte Parte 1 Por Jorge Saldanha
| Data: 23/04/2011
idêntica em conteúdo e especificações técnicas à norte-americana, faltando apenas a tradução dos menus principais (animados) e pop-up, que estão apenas em inglês. A única diferença é a cópia digital: enquanto lá ela está num DVD que acompanha os dois BDs, aqui ela deve ser baixada. Em ambos os casos, trata-se de uma inutilidade total.

Quanto à transferência anamórfica 1080p, que emprega o codec MPEG-4 e preserva a proporção original da tela (2.40:1), ela é virtualmente perfeita. Artefatos, ruídos e filtros digitais (exceto pelos empregados na própria produção) simplesmente inexistem. As cores são via de regra dessaturadas e, a exemplo de O ENIGMA DO PRÍNCIPE, a imagem é predominantemente escura, felizmente com pretos sempre consistentes e o nível de detalhes elevado o tempo todo. Você deve estar então se perguntando porque a imagem não recebeu em minha avaliação a nota máxima. Resposta: porque ela é simplesmente MUITO escura, e mesmo as cenas mais claras, à luz do dia, possuem um tom esverdeado ou acinzentado, com as cores tendo raras oportunidades de brilhar (como nos raios azuis e laranja que saem das varinhas mágicas de Voldemort e Harry). Sei que se trata de uma opção estilística do diretor, e não uma falha da transferência digital: mas o fato é que, no que se refere ao vídeo, AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 1, a exemplo do filme que lhe antecedeu, não irá deslumbrar ninguém em Blu-ray.

Já a faixa de áudio lossless DTS-HD Master Audio 5.1, original em inglês, é simplesmente soberba e merece a nota máxima. Ela é imersiva, com uma fidelidade excelente que permite discernir os mínimos ruídos nas cenas mais ambientais. Não raras vezes os sons deslocam-se do canal central para os laterais, e de lá para os surrounds. As sequências de ação, como a da perseguição aérea sobre Londres, fazem pleno uso de todos os canais, com o subwoofer liberando ondas de graves potentes. Os diálogos, mesmo nos momentos mais agitados onde têm de competir com efeitos sonoros e música, sempre soam límpidos. Ao contrário do vídeo, é uma faixa de áudio de demonstração, que “brilhará” em seu home theather. Obviamente inferiores, temos opções de dublagens lossy em português, espanhol e francês, todas Dolby Digital 5.1. As legendas estão disponíveis nesses mesmos idiomas.