Crítica sobre o Blu-ray "Disney/Buena Vista - 126 Min." do filme "Tron: O Legado":

Jorge Saldanha
Tron: O Legado Por Jorge Saldanha
| Data: 18/05/2011
Após ser lançado no Brasil em um Blu-ray para locação com preço salgado, a versão para venda de TRON: O LEGADO, mais em conta, sairá aqui em junho. Ela será idêntica ao Blu-ray lançado em abril em Hong Kong (no qual se baseou esta resenha), que traz opções de legendas e dublagem em português, porém com a diferença de que a edição de lá também inclui um disco com a versão 3D do filme – o que proporcionou meus primeiros comentários a respeito do 3D doméstico em alta definição. Mas qualquer que seja a versão, este é um Blu-ray tecnicamente de referência, o chamado “material demoâ€.

A exemplo de BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS, que também foi parcialmente rodado para o formato IMAX, TRON: O LEGADO alterna entre as proporções de tela 2.35:1 e 1.78:1 – esta última reservada para sequências selecionadas que se passam na Grade (o mundo virtual do filme). Muitos poderão se aborrecer por partes do filme ter tarjas pretas e outras não, porém achei a transição entre essas cenas discreta, não atrapalhando a experiência visual. Que, se no cinema já era espetacular, nesta transferência anamórfica 1080p/AVC MPEG-4 é simplesmente soberba. As cores são na maior parte suavizadas, exceto pelas luzes coloridas nos uniformes, naves e lightcycles. O efeito obtido por esse contraste é muito interessante. A nitidez e o nível de detalhes, tanto no “mundo real†como na Grade, são de cair o queixo, com pretos sempre fortes e consistentes. A imagem é sempre limpa, com absoluta inexistência de ruídos, filtros e artefatos de qualquer espécie.

Já quanto a versão tridimensional de TRON: O LEGADO, também incluída neste lançamento de Hong Kong e que provavelmente será lançada em separado no Brasil, não fica atrás em termos de excelência. Como no cinema, as cenas que se passam no “mundo real†são em 2D, mas um aviso orienta o espectador a usar os óculos durante todo o filme; e assim que a ação se desloca para a Grade, entramos em um imersivo mundo digital 3D. O longa foi rodado com a mesma tecnologia patenteada por James Cameron para AVATAR, e também emprega o efeito tridimensional de forma mais sutil ao invés de jogar a toda hora objetos na direção do espectador. Há muitos momentos onde objetos e pessoas estão nitidamente colocados em planos diferentes, separados por grandes espaços. O efeito 3D se acentua nas cenas de ação, especialmente na corrida de lightcycles e na perseguição aérea ao final, onde além de belos efeitos de luz, lasers e destroços de veículos saltam da tela. O efeito nunca é exagerado, e de modo geral não é indispensável ao filme, mas é um válido complemento ao visual virtual do mundo de TRON.

Por sua vez, a faixa de áudio lossless em inglês DTS-HD Master Audio 7.1 é simplesmente impecável. Nela destaca-se sobremaneira a trilha musical de Daft Punk, que emana de todos os cantos para levar a trama do filme adiante. A mixagem é tão precisa que música e efeitos sonoros, mesmo nas cenas de ação mais barulhentas, são perfeitamente distintos. Além da imersão e dimensionalidade excelentes proporcionadas pelos sete canais, com efeitos surround precisos, os graves retumbarão no subwoofer em cada explosão, batida e pulsação da trilha sonora. Os diálogos, sempre cristalinos, complementam esta faixa de alta definição que sempre é imersiva, envolvente e poderosa. Além de uma outra faixa em inglês Dolby 2.0, anda há opções de dublagens em português, mandarim e tailandês. Os caprichados menus animados e pop-up estão em português, e as legendas, além do nosso idioma, incluem inglês, espanhol, chinês, mandarim, tailandês, coreano, malaio e indonésio.