Por Robson CandĂŞo
| Data: 01/06/2011
Roy Orbison, um texano nascido em 1936, ganhou sua primeira guitarra aos 6 anos de idade. Começou a cantar em shows e no rádio antes dos 10 anos. Sua grande influĂŞncia foi o Gospel e o Country. Em 1956, gravou seu primeiro sucesso “Doby Dooby”, vendendo 20.000 cĂłpias, mas seu maior sucesso mesmo foi “Oh, Pretty Woman” com 7 milhões de cĂłpias vendidas em 1964. Em 1988 Roy ganhou o Grammy em dueto com K. D. Lang com “Crying”. Roy faleceu aos 52 anos de ataque cardĂaco quando sua carreira parecia que ia estourar novamente. Em 1990 ganhou o Grammy pĂłstumo pelo seu sucesso “Oh, Pretty Woman” que foi trilha sonora do filme “Uma Linda mulher”.
Roy Orbison com sua voz suave e melodias “embalantes”, influenciou diversos dos mais talentosos artistas atuais. Vários deles se uniram neste concerto histórico em homenagem a ele, em um hotel em Los Angeles. Esse artistas formaram a “Billion Dollar Band”, entre eles Bruce Springsteen (guitarra e vocal), Elvis Costello (guitarra, orgão, gaita e vocal) e K. D. Lang (backing vocal). O show está propositalmente em preto e branco, com certeza para dar um ar mais antigo já que as músicas de Roy chegam a lembrar as de Elvis. Sem contar que o próprio nome do show é “Uma Noite em Preto e Branco”. Além da Banda que é excelente, pois todos são músicos geniais, uma orquestra também acompanha o músico.
As músicas são no estilo rock antigo, deliciosas de se ouvir. O show começa muito bem com “Only the Lonely”, uma música bem lenta, seguida por “Dream Baby (How Long Must I Dream) “ que contou com a participação de Bruce Springsteen no vocal. O show segue com “Blue Bayou” e a excelente “The Comedians”. A próxima música é mais agitada, o boogie “Ooby Dooby”. Um outro sucesso de Roy Orbison – “Leah” vem antes de “Running Scared” – ótima canção que contou com a presença da orquestra. Na sequência tem a animada “Uptown” e a lenta “In Dreams”, para então Roy Orbison cantar a música que deu a ele um Grammy, a triste “Crying”. Na música “Candyman”, o destaque vai para a gaita de Elvis Costello e depois vem outra muita boa, cheia de solos – “Go, Go, Go (Down The Line)”. O show está chegando ao fim, mas ainda tem as ótimas “Mean Woman Blues”, “(All I Can Do Is) Dream You” e “Claudette”. Para finalizar o espetáculo, Roy canta “It´s Over” bem a la Elvis Presley, e seu maior sucesso – “Oh, Pretty Woman” – com nada menos que 5 guitarras no centro do palco em um momento que por si só já vale a compra do show.