Por Jorge Saldanha
| Data: 09/09/2011
O Blu-ray de SUCKER PUNCH – MUNDO SURREAL que a Warner disponibilizou no Brasil traz apenas a versão de cinema do filme, com 109 minutos, em um só disco de camada dupla (BD-50). Já nos EUA, além dessa edição simples, foi lançada esta que está sendo resenhada: um combo com três discos trazendo a versão de cinema em Blu-ray e DVD, cópia digital e o mais importante – uma versão estendida com censura “R†(18 anos) com quase 18 minutos de cenas adicionais. Um dos principais acréscimos é um número musical que parece saÃdo de MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO (2001), de Baz Luhrmann, e que na versão de cinema aparece editado nos créditos finais. Outro é uma cena adicional quase no fim com High Roller (Jon Hamm, da série MAD MEN), que amarra uma ponta solta da versão original.
Os três discos estão bem acondicionados em um HD Case Slim (padrão nos BDs norte-americanos), envolto por uma bonita luva metalizada e em relevo. Antes dos menus dos BDs são reproduzidos trailers (sem legendas) de lançamentos de jogos e filmes em alta definição da Warner, como AMOR A TODA PROVA e a trilogia estendida de O SENHOR DOS ANÉIS. O menu principal dos BDs é simples, com uma imagem de fundo estática e uma seção inferior pop-up onde é possÃvel selecionar cenas, extras, áudio (que na versão de cinema inclui dublagem em português Dolby Digital 5.1) e legendas (nas duas versões disponÃveis em português BR, espanhol e inglês). Durante o filme, quando acionado o menu pop-up mostra uma imagem do capÃtulo reproduzido e as opções de áudio e legendas ativadas.
A transferência 2.40:1 1080p/AVC MPEG-4 está à altura dos visuais do filme, e é simplesmente deslumbrante. As cenas de efeitos visuais explodem na tela com cores vÃvidas (mais pálidas nas sequências ambientadas no hospÃcio), firmes, e elevado detalhe. Há alguma granulação, que ajuda a tornar menos artificial o pesado CGI empregado. A nitidez é sempre alta, os nÃveis de preto são profundos e artefatos de compressão simplesmente inexistem.
Quanto ao áudio, se você quiser usufruir de toda a qualidade que o formato oferece, esqueça as dublagens disponÃveis na versão de cinema: a faixa lossless DTS-HD MA 5.1 nos dois cortes do filme é arrasadora e valoriza sobremaneira as cenas de ação, reproduzindo os diálogos sempre à perfeição e espalhando o palco sonoro até os canais surround. A música é envolvente, os efeitos sonoros empregam uma agressiva separação de canais e os graves são sólidos. É uma dinâmica mixagem em alta definição, à altura das melhores atualmente disponÃveis em Blu-ray. A versão de cinema e a cópia digital que estão no DVD não tem opções de áudio ou legendas no nosso idioma.