Crítica sobre o Blu-ray "Fox - 132 Min." do filme "X-Men: Primeira Classe":

Jorge Saldanha
X-Men: Primeira Classe Por Jorge Saldanha
| Data: 24/10/2011
A Fox lança no Brasil o Blu-ray de X-MEN: PRIMEIRA CLASSE em uma edição caprichada, que peca no quesito embalagem: faltou uma luva de cartolina para envolver o estojo Amaray que contém dois discos – um Blu-ray com o filme em alta definição e os extras, e um DVD com o filme em resolução standard, cópia digital e cenas excluídas. Além disso, em alguns players (como é o caso do Playstation 3) em que o menu está pré-ajustado para português, ele não carregará ou demorará muito para fazê-lo. Segundo a Fox este é um bug relacionado à não acessibilidade da América Latina ao portal BD Live da distribuidora. A solução é ajustar o reprodutor para exibir os menus em inglês – ainda não será possível acessar o BD-Live, mas pelo menos o disco não travará.

Quanto à qualidade de vídeo, praticamente não há o que reclamar. A transferência 1080p/AVC MPEG-4 é praticamente de referência, trazendo uma imagem clara e nítida, repleta de detalhes de pele, vestuário e cenários. As cores são saturadas na medida certa, sem excessos, e os tons de pele são atraentes e naturais. Os pretos são ricos e profundos, e problemas como artefatos e filtros digitais inexistem. É uma ótima imagem em 1080p, que no entanto ressalta alguns pontos desfocados em certas sequências e o efeito CGI não muito convincente do submarino de Shaw rolando sobre as palmeiras na praia.

Já a faixa de áudio original em inglês DTS-HD Master Audio 5.1 não merece qualquer reparo. Os diálogos sempre soam cristalinos vindos do canal central, e a separação dos demais é marcante. Sons ambientes cercam o espectador, e o uso dos efeitos surround é praticamente constante. Destaque para a trilha sonora de Henry Jackman, que é reproduzida com excelente fidelidade por todo o palco sonoro, inclusive retumbando no subwoofer. Aliás outro destaque desta mixagem em alta definição são os seus graves potentes e explosivos, com um “peso†notável. Também há a opção de dublagens lossy em português e espanhol (Dolby Digital 5.1), com legendas e menus (animados) disponíveis em português, inglês e espanhol.