Crítica sobre o Blu-ray "2D+3D" do filme "Piranha 3D":

Jorge Saldanha
Piranha 3D Por Jorge Saldanha
| Data: 03/11/2011
Após disponibilizar no mercado nacional um Blu-ray da versão 2D de PIRANHA com vídeo e áudio mutilados e sem qualquer extra, a Swen Filmes (leia-se Imagem) surpreende ao lançar em BD 3D alguns filmes com som e imagem corretos, vários extras e – pasmem – por meros R$ 49,90. Este novo Blu-ray de PIRANHA também inclui a versão 2D do filme: se você não possui reprodutor e televisor compatíveis com o formato, ao carregar o disco aparecerá uma mensagem dizendo que não foram detectados os aparelhos 3D e que o filme será exibido apenas em 2D. Já se você possui o equipamento 3D, lhe serão oferecidas as opções 2D ou 3D.

O BD 3D norte-americano do filme, lá distribuído pela Sony, inclui apenas a versão tridimensional e os mesmos extras desta edição nacional - o que indica uma ótima autoração feita no Brasil, já que mesmo com a inclusão das duas versões foi possível preservar a alta qualidade de som e imagem em ambas. A transferência anamórfica 1080p/MPEG-4, em seu formato de tela original 2.40:1, impressiona em primeiro lugar pelas cores fortes, vivas, propositadamente saturadas para dar ao longa uma aparência “de verãoâ€. Nesse contexto os tons de pele são alaranjados, não muito naturais. Detalhes e texturas são realistas, enquanto os pretos são fortes na maior parte do tempo. A versão 3D adiciona um forte senso de profundidade, com os diferentes planos de distância dos objetos sendo claramente perceptíveis. As cores permanecem fortes, e a maior parte dos detalhes finos e texturas são preservadas. Praticamente despercebidos ou mesmo inexistentes em 2D, nas cenas sob a água ou mais escuras banding e ghosting são mais proeminentes, porém não é nada que deixe de recomendar que o filme seja assistido preferencialmente em 3D. Sequências como o “poético†balé subaquático das atrizes pornô (nuas, obviamente) serão muito melhor apreciadas assim...

No quesito áudio, a faixa lossless DTS-HD Master Audio 5.1 em inglês é muito dinâmica, permanecendo assim praticamente desde o início até o fim. Efeitos sonoros e música são perfeitamente mixados, e mesmo em momentos de grande agitação podemos discernir diferentes tipos de sons. Os acentuados efeitos surround casam perfeitamente com os tridimensionais, fazendo com que o espectador por vezes se sinta totalmente envolvido por cardumes de piranhas – tanto visual como auditivamente. Os diálogos são claros e fáceis de serem compreendidos, a música soa forte e com fidelidade, e os graves são fortes e agressivos. Em suma esta é uma faixa de demonstração, que reproduz perfeitamente o dinâmico sound design do filme. Também temos a dublagem em português no formato DTS-HD HR 5.1, que é lossy mas sem dúvida superior ao comumente empregado Dolby Digital. As legendas disponíveis são português, inglês e espanhol.