Crítica sobre o filme "Deep Purple: Phoenix Rising":

Robson Candêo
Deep Purple: Phoenix Rising Por Robson Candêo
| Data: 26/11/2011
O Deep Purple surgiu em 1968 com o nome de Roundabound. Foi o vocalista Ritchie Blackmore quem sugeriu que o nome da banda mudasse para Deep Purple, título de uma música que sua avó gostava. Seu primeiro single lançado atingiu o quinto lugar das paradas norte-americanas, sucesso que não se repetiu nos primeiros álbuns. Após algumas mudanças nos integrantes, a banda então decide gravar um rock pesado que a colocou no primeiro time de rock da época. O auge foi alcançado com o álbum “Machine Head†de 1972, que trouxe os clássicos “Highway Star†e “Smoke on The Waterâ€. A banda, considerada como um dos grupos mais importantes da década de 71, teve várias mudanças de seus integrantes, sendo que foi um dos grupos que mais trocou de músicos na história do rock´n´roll. Um das bandas mais importantes do hard rock, eles colecionaram grandes sucessos e alguns fracassos retumbantes. Ainda assim o Deep Purple continua vivo e disposta a encarnar o velho espírito rock´n´roll em turnês pelo mundo.

Este DVD traz um programa duplo. O primeiro é show de 31 minutos da banda de 1975, inédito, gravado no Budokan Hall no Japão. Na época a banda estava na formação chamada de ‘Mark IV’, e esta formação até então não tinha nenhum material ao vivo lançado, sendo este o primeiro. Embora o show tenha sido filmado por inteiro, somente estas 5 canções aqui disponíveis é que sobraram das fitas originais. Neste show dá para ver bem como era a banda com David Coverdale no vocal. Eles fazem uma grande apresentação, cheia de solos e com muita energia, destacando logicamente as clássicas “Smoke on the Water†(com Jon Lord brilhante nos teclados) e “Highway Starâ€.

O documentário que vem em seguida tem minutos e traz imagens gravadas ao vivo, cenas de bastidores e depoimentos antigos e recentes dos integrantes que contam muita coisa da história deles, incluindo partes boas e partes ruins como os excessos, as brigas e o uso de drogas. Eles contam desde o inicio da banda, falando sobre alguns álbuns lançados, as trocas de integrantes, suas diferenças e muito mais. Neste documentário eles falam sobre o incidente que tiveram na Indonésia, onde um dos integrantes da equipe morreu (de forma não esclarecida) e alguns deles quase ficam presos no país acusados de assassinato.