Por Jorge Saldanha
| Data: 05/12/2011
A exemplo de THOR, a Paramount lançou em Blu-ray CAPITÃO AMÉRICA – O PRIMEIRO VINGADOR por aqui em duas edições separadas: uma com apenas um disco, contendo o filme e todos os extras, e esta “limitada†que inclui um segundo BD com a versão 3D do filme. A embalagem HD Case, com suporte para o disco adicional, é envolta por uma bonita luva de cartolina metalizada.
O filme possui imagem clara e limpa, um tanto quanto estilizada a fim de passar ao espectador a sensação de estar na década de 1940, e ela é fielmente reproduzida pela transferência anamórfica 1080p/AVC MPEG-4, na proporção de tela 2.35:1. As cores são pouco saturadas e tendem ora para um tom sépia agradável, ora para um cinza-azulado, porém à s vezes elas se destacam na tela, como nos momentos em que vemos as exuberantes explosões e chamas durante as batalhas. As texturas faciais são bem definidas mesmo em tomadas mais escuras, e os detalhes do uniforme do Capitão América são revelados com grande nitidez. A imagem rodada em câmeras de alta definição ocasionalmente produz banding, porém em pequeno nÃvel, e nenhuma outra anomalia digital é perceptÃvel. Os pretos são fortes, e nem nas sequências mais escuras os detalhes são vÃtimas de crushing.
Como THOR, CAPITÃO AMÉRICA foi convertido para 3D na pós-produção, mas com resultados bem mais satisfatórios. Após um inÃcio não muito impressionante em cenários nevados e escuros, vemos que a conversão proporciona um considerável ganho de profundidade, e em alguns momentos o emprego de efeitos tridimensionais nos dá a impressão de que o filme foi rodado nativamente no formato - apesar de ainda serem perceptÃveis alguns problemas, como a perda de detalhes e texturas em objetos que estão em segundo (ou terceiro) plano. Mas o ghosting dessa vez faz aparições apenas esporádicas, e o nÃvel de detalhes permanece elevado a maior parte do tempo, sendo praticamente equivalente ao da versão 2D. O que provavelmente chamará mais a atenção é o efetivo uso de efeitos de objetos que se aproximam em direção à câmera (em sua direção, portanto): fragmentos de explosão, veÃculos, o escudo arremessado pelo Capitão, tudo se aproxima naturalmente da câmera e mantém o foco, ao contrário do que se vê na maioria das conversões. Após o trabalho medÃocre feito na conversão 3D de THOR, a de CAPITÃO AMÉRICA surpreende e merece ser conferida por quem já possui os equipamentos necessários em seu home theater.
A faixa de áudio lossless DTS-HD Master Audio 7.1 original em inglês não possui a força e a amplitude da de O INCRÃVEL HULK (das melhores que já ouvi num Blu-ray, e coincidentemente também de um filme da Marvel) e nem sempre impressiona, porém tem seus momentos de brilho. O diálogo é o tempo todo ouvido com clareza, os disparos das armas virão até você de todas as direções nas cenas de ação, e nas mais calmas a ambientação sonora é natural. O grande problema desta mixagem em alta definição é a falta de graves mais potentes nas cenas de combate e nas explosões, coisa que há de sobra em HULK. Temos a opção de dublagens mais modestas em português, espanhol e francês (Dolby Digital 5.1), e opções de legendas também nesses idiomas. Os menus estão apenas em inglês.