Crítica sobre o DVD "Edição Especial" do filme "Batman Begins":

Jorge Saldanha
Batman Begins Por Jorge Saldanha
| Data: 10/10/2005

Gostaria de conhecer o maldito que inventou essa história de colocar trailers obrigatórios antes do carregamento do menu! Em DVDs de locação ainda vá lá, mas para venda direta? Isso obriga o preguiçoso que está com o controle remoto na mão a apertar uns botões para ir direto ao menu. E no caso deste DVD, após a seleção de escolha do idioma dos menus, além dos trailers ainda colocaram de saída aquela “simpática” propaganda anti-pirataria, talvez para que nos sintamos de fato dentro do cinema. Melhor que uma campanha assim, seria as distribuidoras buscarem o aprimoramento de seus produtos e, simultaneamente, reduzirem seus preços.

Mas voltando à resenha, como já referido este é um lançamento tecnicamente primoroso. Pode-se até reclamar da simplicidade de sua embalagem Amaray dupla, que nem recebeu uma luva de cartolina. Porém, em termos de qualidade de áudio e vídeo, é um lançamento de ponta. Como o disco 1 contém praticamente apenas o filme, foi utilizada uma taxa de compressão bem baixa, resultando em uma transferência para DVD, no seu formato original wide anamórfico 2.35:1, que impressiona pela nitidez e qualidade geral, ressaltando o visual imaginado pelo diretor, com a utilização de filtros nas cores. Os níveis de preto são sólidos, e mesmo considerando que o filme apresenta muitas cenas escuras, mesmo nelas os detalhes impressionam. Além disso, não há granulação, defeitos de película, edge enhancement ou artefatos de compressão dignos de nota; ou seja, temos aqui uma transferência impecável em todos os aspectos. Quanto ao som, mais razões para ficarmos impressionados.

O áudio Dolby Digital 5.1 (em inglês e português) é state of the art. Imagino como não seria uma faixa de áudio DTS deste filme em DVD, mas de qualquer modo o som DD 5.1 disponível é excelente, possuindo alta fidelidade. Não ouvimos chiado algum, o som é cristalino, os diálogos sempre claros e, de um modo geral, constatamos uma ambientação natural e imersiva. Ouvida junto às imagens e neste formato multicanal de elevada qualidade, a trilha sonora de Hans Zimmer e James Newton Howard assume qualidades que em disco passam quase despercebidas. Outras características da faixa de áudio são uma ótima separação de canais, um canal de graves que utiliza de modo freqüente e intenso o subwoofer e um generoso, mas na medida certa, uso dos efeitos surround.

Por fim, uma referência aos belos menus animados, onde são exibidas cenas do filme.