Crítica sobre o filme "De Porta em Porta":

Edinho Pasquale
De Porta em Porta Por Edinho Pasquale
| Data: 11/03/2004

Simpático filme feito para a TV, abordando um tema difícil com bom gosto e leveza. O que poderia ser um dramahlão acaba se tornando uma história bem humorada, claro que com momentos dramáticos, mas no estilo “quero ver o que vai acontecer”. Rodado no Canadá, tem uma boa fotografia.

A direção correta de Steven Schachter e o roteiro de Warren Carr nos dão uma história que acaba fluindo bem, baseada num fato real. O tempo do personagem acaba passando depressa e vai num crescendo. Mas o que realmente segura o filme é a ótima atuação de William H. Macy. Digna, correta, não cai no lugar comum e nem se torna caricata. O ótimo elenco de apoio, principalmente o feminino, com Helen Mirren (Assassinato em Gosford Park) fazendo o papel da mãe do protagonista, Kyra Sedgwick (Fenômeno, Vida de Solteiro) como a melhor amiga e Kathy Baker (Edward Mãos de Tesoura, Cold Mountain). Méritos também para a Direção de Arte e Maquiagem.

O filme acaba contando e retratando várias histórias paralelas, que vão se passando conforme o personagem principal vai envelhecendo, todas interessantes, além de mostrar o grande avanço tecnológico e empresarial que tivemos nos últimos 50 anos e o como o "encontro de gerações" canonteceu. Bastante premiado (teve 12 indicações ao “Emmy”, um dos mais importantes para produções de TV, quando venceu em 6, dentre elas de melhor filme, direção e ator, além de ter sido indicado para o Globo de Ouro em duas categorias). Um filme menor que merece ser melhor conhecido pelo público. Vale dar uma espiada.