A premissa é demais clichê para o gênero de ficção e suspense: uma nave é atingida e cai num planeta aparentemente deserto, porém a tripulação não contava com os habitantes nada hostis... Alguém lembrou de ALIEN? Bem, também é clichê demais comparar qualquer produção como esta com este clássico. Vamos parar com os clichês e falar das peculiaridades de ECLIPSE MORTAL. Pois é, até me impressionou - inicialmente - com o visual, ora laranja, ora azulado e os efeitos que bolaram a queda da nave.
Porém o desenvolvimento da ação se perde em muito papo furado e poucas descobertas na trama. Vin DIESEL não é um ator ruim, bem mais simpático que Arnold SCHWAZENEGGER em início de carreira. Recentemente visto em RÁPIDOS E FURIOSOS (2001), era um da trupe de Tom HANKS em RESGATE DO SOLDADO RYAN. O resto é bem desconhecido. Mas os aliens, totalmente digitais, são bem "interessantes", tão mortais quanto os de ALIEN, mesmo que a vulnerabilidade à luz os reduzem a vampiros... Dos últimos filmes de ficção - deste gênero - é o melhorzinho, vide que OS FANTASMAS DE MARTE (de John Carpenter) e (por que não?) JASON X são de jogar no lixo!
Para não deixar passar batido, ECLPSE MORTAL foi indicado para diversos prêmios alternativos - não levou algum - como Saturn Award (Melhor Ficção Científica), Bram Stocker Award (Roteiro) e International Horror Guild (Melhor Filme). Fora isto, é um filme que funciona bem no aconchego do lar, num dia chuvoso sem qualquer outra opção na estante da locadora...