Crítica sobre o filme "Fargo - Uma Com?a de Erros":

Edinho Pasquale
Fargo - Uma Com?a de Erros Por Edinho Pasquale
| Data: 15/03/2004

Este é o que podemos chamar de “filme autoral”. Os irmãos Cohen (Joel e Ethan, que já haviam se destacado em “Arizona Nunca Mais”) fazem absolutamente tudo: dirigem, produzem, editam e escrevem esta grande farsa, supostamente baseada em fatos reais. Seu homor non-sense é bastante aproveitado aqui, numa história cheia de humor-negro, irônica e até um policial com suspense.

Consagrado pela crítica, ganhou 2 Oscar® (de melhor atriz e edição) e teve mais 5 indicações, inclusive de Melhor Filme, além da indicação para a Palma de Ouro em Cannes, entre muitas outras indicações e prêmios. Mas o mérito é mostrar de forma inusitada um crime, com um elenco de primeira com os até então desconhecidos para o grande público Frances McDormand ("Short Cuts") e William H. Macy ("Magnolia"). O filme teve uma audiência discreta, faturando cerca de 25 milhões de dólares para um orçamento de 7 milhões.

Uma fotografia diferente, num filme diferente, numa história diferente, num humor diferente. Deve agradar a grande maioria, num filme bastante interessante. Vale a pena assistir, nem que seja como curiosidade.