Um caso clássico de elasticidade do tempo. Aqui nós temos um filme com duração de uma hora de vinte e um minutos que parecem ter cerca de duas horas, não que o filme seja cansativo, pelo contrário, o suspense do filme é mantido do início ao fim. O tempo parece parar. O filme foi todo rodado em tomadas contínuas de dez minutos, oito tomadas. Hitchcock inventou essa técnica por uma razão sensível e específica. Ele estava tentando retratar uma história que havia sido contada em uma peça em tempo contínuo. Porém, ele estava limitado pela quantidade de filme que podia ser carregado na câmera, o suficiente para dez minutos de ação.
James Stewart está incrível como o professor que talvez tenha dado a idéia para os dois jovens cometerem o crime. Indiretamente o filme fala sobre homossexualismo, mas nunca o tema é tocado de forma explícita. A trama do filme se desenrola na base de muito diálogo e em apenas um aposento: um apartamento, na verdade entre a sala de estar e a cozinha, com oito pessoas atuando.
Festim Diabólico é baseado na peça de um só cenário chamada: Rope´s End, de Patrick Hamilton. Alfred Hitchcock afirmou que estava abandonando o cinema puro "num esforço para tomar móvel a peça de teatro". Hitchcock realizou todas as filmagens deste filme num único estúdio de som da Warner Brothers.
Esta história de um assassinato a sangue frio cometido por dois jovens estranhos foi inspirada no caso real de Leopold e Loeb, dois jovens intelectuais abastados que assassinaram um rapaz de 14 anos de idade em Chicago pela emoção de matar alguém.
´Rope´ foi o primeiro filme a cores do Hitchcock e também o seu primeiro filme como produtor-diretor independente. Inicialmente, Hitchcock pretendia que Cary Grant fosse a estrela do filme. Mas, no seu lugar, convidou James Stewart, apesar dos protestos dos empresários do filme, que achavam que Stewart já não era um ator "bom de bilheteria".
Para filmar tomadas longas, todos os movimentos da câmera e dos atores tinham de ser calculados em sessões com um enorme quadro-negro. "Até o chão era marcado e assinalado com círculos numerados para os 25 a 30 movimentos da câmera em cada tomada de 10 minutos", explicou Hitchcock. "Paredes completas do apartamento tinham de ser afastadas para permitir que a câmera seguisse os atores através de portas estreitas".
Para facilitar os movimentos das câmeras, as mesas e as cadeiras tinham que ser constantemente reorganizadas pelos cenógrafos. "Um dos meus maiores problemas", disse Farley Franger, "consistia em ter de confiar que, quando me sentasse, haveria uma cadeira colocada estrategicamente a tempo pelo contra-regra".
"Era difícil imaginar como o filme iria sair, mesmo durante as filmagens", disse Stewart. "Os ruídos provocados pela movimentação das paredes era um problema constante e tínhamos de repetir cenas apenas por motivos sonoro, utilizando apenas microfones, como em radionovela".
Segundo o que contam, Sir. Cedric Hardwicke e Constance Collier consideraram tudo aquilo bastante divertido, mas quanto aos outros, as coisas podiam tornar-se bastante tensas. Stewart não conseguia dormir à noite.
Mais tarde, Stewart afirmou que o ´Festim Diabólico´ "não foi um êxito total", pois o público "na realidade, não queria ser os olhos de uma câmera móvel".
Durante a sua histórica entrevista com Hitchcock, o diretor François Truffaut ressaltou que o filme não podia ser considerado como uma experiência insensata. "O realizador é tentado pelo sonho de ligar todos os componentes de um filme numa única ação contínua. Neste sentido, trata-se de um passo positivo na sua evolução", disse ele a Hitchcock.