Crítica sobre o filme "Gremlins":

Marcelo Hugo da Rocha
Gremlins Por Marcelo Hugo da Rocha
| Data: 26/02/2001

Dirigido por JOE DANTE, da mesma ´safra´ de SPILBERG (que é o produtor executivo e faz ainda uma ´ponta´ não creditada), integrante do cinema fantástico (dirigiu o ´cult´ PIRANHA - 1978 - entre alguns episódios da série AMAZING STORIES e TWILIGHT ZONE), GREMLINS pode ser considerado o precursor de uma série de cópias bizarras e suas sucessivas continuações entre elas: BREEDERS (86), DEMONS (85), GHOULIES (85), CRITTERS (86), MUNCHIES (87), HOBGOBLINS (87) e TROLL (86) (valeu a lembrança, Sergio Martorelli!). Para uma produção modesta e que arrecadou a incrível soma de 150 milhões de dólares, era inevitável o surgimento destes ´genéricos´.

Nos dias atuais, GREMLINS seria lançado bem mais ´suave´ devido aos tantos problemas com a sociedade norte-americana. Poderíamos dizer que é um dos ícones do cinema "politicamente incorreto" junto com outras produções da fértil década de 80 (EVIL DEAD, A COISA, LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES, CREEPSHOW, A MOSCA, A HORA DO ESPANTO, OS CAÇA-FANTASMAS e os inícios das séries de terror como SEXTA-FEIRA 13 e A HORA DO PESADELO).

Em 1990 os GREMLINS retornaram às telas numa continuação mais caprichada visualmente (gastaram 5 vezes mais que o primeiro), mas talvez pela excessiva banalização do tema encerrou-se uma possível série com prejuízo no caixa não pagando nem os custos de produção (50 milhões).

Analisando o grande sucesso que fez, com certeza, deve-se a curiosa harmonia do terror, do grotesco com a comédia e a sátira. Grande parte dos filmes que citei também devem a esta combinação. Como poderíamos desconfiar que aqueles ´bichinhos´ de pelúcia seriam a causa de uma pequena cidade interiorana quase ser dizimada? E o que dizer do paradoxo da perversão assassina e da tranquilidade ´emotiva´ ao assistirem Branca de Neve na cena do cinema?

E falando de ´cenas´, quem esquecerá a cena ´do bar´ cheia de gremlins fantasiados? De uma época em que marionetes, fantoches entre outros ´truques´ faziam sucesso na TV, como os não tão inocentes MUPPETS, imaginar que o terror viria justamente em tipos que preenchiam nossas tardes (ou noites) de alegria. E quem realmente interessa no filme são eles, por isto que os nomes do elenco ´humano´ são meros desconhecidos (Corey FELDMAN, ainda ator-mirim, viria a participar de GOONIES, CONTA COMIGO e GAROTOS PERDIDOS).

Enfim, em qualquer sessão nostalgia não pode faltar GREMLINS. Qual não foi de vocês que sonhou ou até pediu para seus pais um Mogwai´s de natal? Pois é, uma geração - inclusive eu - teve a sorte de viver esta época dourada do cinema, hoje um pouco perdida em que os efeitos especiais tomaram as rédeas da magia da diversão (e imaginação). Estamos mais exigentes? Talvez, mas tenho saudades do tosco e do mal feito, porém, honesto.

Apenas mais uma nota: o roteirista é CHRIS COLUMBUS até então um desconhecido e que ainda escreveu OS GOONIES (1985) até ficar famoso dirigindo ESQUECERAM DE MIM (90) e hoje responsável pelos os dois primeiros capítulos de HARRY POTTER nos cinemas... (só mais uma notinha... em TROLL, mencionado anteriormente, um dos ´mocinhos´ deste trash chama-se Harry Potter Jr... adivinha quem plagiou?).