Crítica sobre o DVD "Universal - 111 Min." do filme "Highlander - O Guerreiro Imortal":

Marcelo Hugo da Rocha
Highlander - O Guerreiro Imortal Por Marcelo Hugo da Rocha
| Data: 06/11/2004

Pelo o que pesquisei e me lembro de ter visto nos cinemas, a edição que temos em DVD é mais longa e seria a “versão sem cortes”. Além dessa, existem mais outras duas, a “versão americana do diretor” e a “européia do diretor”. O problema é a minutagem que informa a caixinha do DVD: 111 minutos. A versão SEM CORTES para as demais não deveria ter uma diferença de 5 minutos como faz crer o DVD. E como outros títulos da parceria STUDIO CANAL e UNIVERSAL lançados no Brasil (Exterminador do Futuro 2, Instinto Selvagem, trilogia Rambo, Fuga de Nova York, entre outros) estão sendo contestados – inclusive na Justiça – por outros dvdmaníacos e especialistas por terem sido convertidos a partir de um disco original em PAL para NTSC (sistema de cores), deixando o filme com andamento mais rápido (piorando a qualidade de imagem e som também).

Outro fato é receber uma versão tão ridícula de um “clássico” do cinema fantástico. Não há qualquer extra, a qualidade da imagem deixa a desejar e o áudio, bem, o áudio em 5.1 canais tem uma mixagem bem inferior, com diálogos quase inaudíveis! Acredite se quiser. Por outro lado, há uma edição caprichadíssima nos EUA da distribuidora Anchor Bay chamada de “The Immortal Edition” em DTS 6.1, DVD duplo, com clipes do Queen, comentários em áudio, galerias de foto, entre outros.

E o pior de tudo, se há coisa pior do que já mencionei, são as legendas. Vai de erros de digitação crassos até sinais curiosos como os reproduzidos abaixo (1h08min.49s), passando por uma tradução péssima que nem estudante de inglês em curso básico poderia fazer! Sinceramente, o DVD presta apenas para fazer número na dvdteca.