Estréia na direção de Herve Renoh, cujas experiências anteriores foram nos ‘softs’ pornôs da série Emamnuelle, traz-nos um pouco do novo cinema francês. Inevitáveis comparações com o excelente Dobermann (1997) que tinha em elenco de primeira (Mônica Bellucci, Vincent Cassel e Tchéky Karyo), Insanos segue a trilha da violência explícita para contar sua história. Outro filme bastante comentado, Ninho de Abelhas (Nid de Guêpes, 2002), também é referência no atual cinema violento francês, sem esquecer do badalado Irreversível (2002).
Misturando também religião com efeitos visuais de vídeo-clipe, busca na narrativa contar em muitos flashbacks um assalto violento e seu resultado e as coincidências dos personagens se encontrarem depois de 13 anos no mesmo lugar, no caso, um mosteiro. Peca pelas seqüências de ação não serem bem desenvolvidas e as reviravoltas com certa previsão do final já esperado.
Mesmo assim é um passatempo rápido e com a devida surpresa para quem acha que filme francês é chato e “cabeça”. Pelo menos não passa pelo comum das últimas produções comerciais de Luc Besson, em que todos nascem armados e lutando karatê.