Crítica sobre o filme "Insônia":

Edinho Pasquale
Insônia Por Edinho Pasquale
| Data: 19/03/2003

Um filme pra se perder o sono, literalmente, sem trocadilhos. Um thriler envolvente, um jogo de gato e rato, misturando personagens "fortes" (com excelentes interpretações de Pacino e Williams, pra variar...), com suspense, realidade (e a falta dela quando ficamos acordados por muito tempo), um filme para ser visto.

Com uma bela direção de arte, dando realmente a impressão de estarmos num lugar onde acontece o fenômeno "sol da meia-noite", tem um roteiro bem elaborado, intrigante até o seu desfecho. O diretor Nolan, cuja a verdadeira estréia foi em "Amnésia", consegue dar brilho a mais um jogo cerebral, inteligente, sem se tornar muito "intelectualóide".

Sofreu um pouco a "sindrome do segundo filme após o sucesso", mas se saiu bem. O filme foi razoavelmente bem nas bilheterias e dividiu opiniões, mas é inegável o talento dos atores (Williams em seu primeiro papel de vilão e Pacino realmente ficando cada vez mais catatônico, conforme pede o personagem).

O maior erro talvez tenha sido polemizar também o aspecto da ética vs. corrupção, pois é sempre uma questão previsível. No geral, uma ótima diversão.