Crítica sobre o filme "Lilo & Stitch":

Edinho Pasquale
Lilo & Stitch Por Edinho Pasquale
| Data: 04/05/2003

Um desenho da Disney. Isso já poderia significar uma bela história, bem contada, bem familiar. Mas, para a miniha surpresa, é QUASE isso. é uma boa história, é bem contada e produzida, o desenho tem formas diferentes mas segue o "padrão Disney" de qualidade, mas é.... divertidamente politicamente incorreta. Foge dos padrões "família". Tem traços sentimentais, claro, mas o porsonagem principal que contrapões a doçura dos personagens tradicionais, Stitch, é um alienígena sem escrúpulos, até malvado, assustador para algumas crianças. Claro que tem o famoso final feliz, mas mesmo assim é necessária uma precaução.

E este é a grande "sacada" do desenho. Um personagem que vai adquirindo sua identidade, fazendo nos lembrar (perdoem a comparação) com personagens de Ralph Bakshi, talvez um dos melhores produtores de desenhos realistas e adultos, como Fritz the Cat (claro que num extremo diametralmente oposto). Como é Disney, o personagem tem que ser um alienígena, para não colocar a prova toda a humanidade e nem mesmo assustar as criancinhas. Mas que para um bom adulto meia palavra basta...

Gostei muito do desenho em si, das citações Havaianas, o clima a la Elvis (tem uma cena hilariante do Stitch o imitando), boas sacadas. É um desenho para adultos ou crianças não tão pequanas, que com a ajuda dos pais, podem entender melhor o "espírito" do desenho. Ponto para a Disney, que fez um desenho deliciosamente adulto.