Crítica sobre o filme "Lobisomem Americano em Londres, Um":

Marão
Lobisomem Americano em Londres, Um Por Marão
| Data: 01/03/2002

Neste filme, dois amigos são atacados por um lobisomem; um morre, mas o outro fica com a maldição. Se o tema não é original, de outro lado, o contexto o é, envolvendo um rapaz prestes a se tornar um assassino, em plena Londres, o qual é atormentado por aparições de mortos-vivos, vítimas do homem-lobo.Chamar este filme como de "Terror" não o define bem, já que há também cenas de suspense e de comédia. "Trash", talvez fosse apropriado, devido a cenas quase ridículas (no bom sentido). Veja-se, por exemplo, a grotesca decomposição do zumbi, amigo do lobisomem, durante o filme, os quais realizam hilariantes conversas, criando um humor bastante macabro. Mas nem de longe isso tira a qualidade do filme; pelo contrário.

O suspense é algo que também está presente no roteiro: por exemplo, a cena inicial, em que os dois amigos caminham pela estrada escura e deserta, ouvindo sons de lobo, é realmente bastante assustadora. Quanto aos efeitos especiais, algumas considerações. Este lobisomem foi feito em 1981, há mais de 20 anos, portanto. Assim, não espere ver efeitos digitais na transformação do nosso herói. Lembre-se que hoje tais recursos são usados corriqueiramente, inclusive em propagandas; mas se trata de uma técnica relativamente recente. De qualquer forma, ainda que haja tão-somente efeitos de maquiagem, mesmo assim houve o emprego de ótimos recursos, bastante convincentes, tanto que o filme recebeu Oscar na categoria de efeitos especiais. A cena da transformação do lobisomem é imperdível.

Sem dúvida, este filme é um clássico do gênero, o qual influenciou dezenas de outras películas de terror. Assistindo-o, novamente, agora em DVD, lembro que, ultimamente, ninguém produziu bons filmes de terror. A preocupação atual é serial killers, como bem lembrado pelo colega Marcelo, e, às vezes, fantasmas. Onde estão os bons filmes de terror? Acho que nos anos 80... Viva o DVD, que pode nos trazer, com qualidade, filmes como este.