Crítica sobre o filme "Rambo III":

Marcelo Hugo da Rocha
Rambo III Por Marcelo Hugo da Rocha
| Data: 07/03/2002

John Rambo já profetizava: "Esta guerra é minha". A guerra que ele se refere é a do Afeganistão da década de 80 com a ex-União Soviética. Em tempos de terrorismo e do ataque dos Estados Unidos no território afegão, este filme vira piada, o mais fraco da série. RAMBO 3 foi escrito também por Stallone, e é evidente isto, porque o filme é um "pout-purri" dos anteriores. As citações? Em RAMBO 2 tínhamos o poder de fogo do arco-e-flecha com explosivos e tudo mais; um super-helicóptero russo; a queda de um helicóptero pilotado por Stallone; a bomba de fogo e o tema de resgate. E tanto em RAMBO 1 como o 2, há cenas de eliminação um-por-um dos inimigos: o primeiro numa floresta, no segundo, na selva, e no último, numa caverna.

E não podemos esquecer das frases com "efeito". Aqui dá para tirar uma dúzia, como: "Quem pensa que ele é? Deus?", "Não, Deus teria misericórdia". Ou: "Ele (Rambo) será o seu pior pesadelo!". Para entender RAMBO, deve-se lembrar que ele era o herói do presidente Ronald Reagan contra os soviéticos, aqui representados por soldados bobões e com uma péssima mira. Algumas informações neste sentido são lançadas no filme, como "mais de 2 milhões de civis tem sido massacrados pelos russos" e "o Afeganistão tem tido algum sucesso com mísseis (americanos) Stinger". Mas admito que fui ao cinema assisti-lo, como também comprei este DVD, pela presença de Stallone e seu personagem. Apesar de tudo, as lembranças daquela época devem ser guardadas (por isto o DVD), mesmo que este não seja o melhor exemplar.

Este filme foi indicado a 5 FRAMBOESAS DE OURO, aquele famoso prêmio distribuído aos piores do ano um dia antes do OSCAR, sendo que "faturou" apenas de pior ator. Ele é decepcionante, em geral, e você sabe disto. É claro que tem seus "momentos", como a cena da pólvora no abdômen para curar uma ferida (na época, fiquei impressionado), a cena inicial parodiada em TOP GANG 2, inclusive com Richard Crenna no elenco que ficou hilária e quando Stallone emerge de um poço atirando, copiada ou cópia de uma dos BRADOCKS (com Chuck Norris). Li em algum lugar que havia interesse em mais uma continuação por quem comprou os direitos, a MIRAMAX. Como no 2, ele saiu de uma prisão, e no 3, saiu de um mosteiro, no 4 poderia ser de um asilo... Só mais um comentário: depois do final do filme aparece assim "Este filme é dedicado ao povo do Afeganistão". Não ria, por favor...hehehehe...