Crítica sobre o filme "Scooby-Doo 1ª e 2ª Temporadas":

Edinho Pasquale
Scooby-Doo 1ª e 2ª Temporadas Por Edinho Pasquale
| Data: 27/08/2004

Um dos desenhos animados para a TV de maior sucesso, "Sobby-Doo, Cadê Você" marcou uma era e é até hoje assistido e adorado por várias gerações. Estas duas primeiras temporadas são as melhores, realizadas em 1969 e 1970. Logo em seguida, vieram "Os Novos Filmes do Scooby-Doo" (1972/74) e Scooby-Doo Show (1976/79). Depois foram produzidas outras séries, com a introdução de outros personagens (como o chatérrimo Scooby-Loo), bem mais fracas.

Não dá pra esquecer cada um dos desenhos, ou melhor, o desenho. Sim, porque todos tinham o mesmo formato: um crime, geralmente cometido por algum personagem (sinistro (algo como personagens de festas de Halloween), Scooby e sua turma procuravam solucionar o crime, não sem antes passar por trapalhadas, principalmente provocadas por ele e seu fiel parceiro, Salsicha ambos sempre tremendo de medo e com fome. Claro que os outros humanos eram os mais espertos, o galã Fred, a “patricinha” Daphne e a sempre esperta e intelectual Velma. E sempre chegavam ao vilão, normalmente o mais óbvio personagem do início de cada epsódio. Os bordões (frases constantemente repetidas) são inesquecíveis, como “Ei Scooby, cadê você?” e "Que tal um lanchinho, Scooby? (Salsicha), "Meus óculos... não consigo ver sem meus óculos" (Velma) ou a própria risada de Scobby, imortalizada na dublagem de Orlando Drumond (que dublou Alf, Popeye e inúmeros filmes, ficou conhecido como o "Seu Peru", na escolinha de Chico Anísio, na TV).

Esqueça as bobagens até certo ponto maldosas das “histórias por trás das câmeras”, como as que Daphne e Fred quando saíam de cena era para transar, que Salsicha era viciado e por isso sentia tanta fome e que Velma era homossexual, com um amor platônico por Daphne.

Quando tentaram colocar os personagens em “carne e osso” (Scooby foi desenhado por computador), em 2002, foi um pouco frustrante, principalmente pelo frágil roteiro. Sua continuação, lançada em 2004, foi bem melhor. Será que teremos outras? Em todo caso, fique com esta série. Sem dúvida, a melhor.

Curiosidade: os verdadeiros nomes dos personagens são Scoobert ´Scooby´ Doo, Norville ´Shaggy´ Rogers (aqui virou "Salsicha"), Fred ´Freddy´ Jones, Daphne Blake e Velma Dinkley.