Crítica sobre o filme "Soma de Todos os Medos, A":

Edinho Pasquale
Soma de Todos os Medos, A Por Edinho Pasquale
| Data: 19/01/2003

Há vários aspectos e formas de se avaliar este filme. É um filme de ação? Sem dúvida. Tem um roteiro muito bom em termos de movimentação, excelentes efeitos especiais etc.. Devemos levar em conta que é baseado em livros do mesmo escritor (Tom Clancy) e que tem o mesmo personagem, Jack Ryan? Sim e não.

Sim, se levarmos em conta que o roteiro foi reescrito, pois o "principal" intérprete do personagem é Harrison Ford, muito diferente de Ben Affleck, principalmente pois há peculiaridades que foram alteradas devido a "idade" do personagem.

Não, se esquecermos este fato e encaramos este filme como um bom filme de ação, bem dirigido por Phil Alden Robinson (ele nunca foi um John Woo, seu principal filme foi "Campo dos Sonhos"), complementado excelente trilha e efeitos. É bom saber que a trama é basicamente política? Sim. Como o próprio diretor disse, "este é um filme de ação para adultos", pois é conveniente que se saiba um mínimo de política internacional para que o filme seja mais interessante, algumas piadas ou estórias serão perdidas sem estas informações. É mais um filme colocando os EUA no topo do mundo?

Sim, mas se levarmos em conta que foi feito antes de "11 de setembro", é um filme relativamente importante por alertar que, apesar da prepotência de alguns, o país (e o mundo) correm sérios riscos se continuarem pensando desta forma.

Conclusão: esqueça tudo o que foi mencionado, é bom filme de ação. Que passa o tempo e diverte. Basta não levá-lo tão à sério.