Crítica sobre o filme "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma":

Carlos Cauás
Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma Por Carlos Cauás
| Data: 14/03/2002

Bem, primeiramente, para que não esteve no planeta de 1977 até os dias de hoje, já existem os episódios IV, V, VI de Star Wars. Em rápido resumo no que significa ´Guerra Nas Estrelas´: é simplesmente uma das maiores "lendas" cinematográficas, tem personagens cativante e uma frase dita até hoje "QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ´.

É Lucas é um cara estranho, começa pelo fim. Ou, como eu vi em entrevistas, ele não tinha os efeitos na época para colocar no episódio 1. Acho que foi quando, Spielberg deu a luz a um dinossauro que Lucas percebeu que poderia contar como tudo começou, o seu mundo, a sua vida, a sua saga... STAR WARS.

Vamos voltar um pouco voltar ao dia de estréia do episódio 1. As seções começando a meia-noite, filas e mais filas, pessoal fantasiado, câmeras de TV filmando o evento, isso mesmo, evento, é o que STAR WARS é, e assim foi a loucura pelo episódio 1 da saga criada por George Lucas. Milhares de fãs lotando os cinemas a meia-noite de uma quarta feira. Aquele tradicional soco no ar quando era entregue o bilhete e a correria para pegar o melhor lugar. Olhares nos relógios, 10 minutos para começar, coração a mil... até que... as luzes se apagam... alguns trailers... ai... LUCAS FILMS... seguindo de uma explosão de aplausos ... silêncio ao ver a famosa frase ´a long time ago, in galaxy far, far away...´ em português, mais, ´eu entrei numa seção legendada´. Você esquece rapidamente quando entra a música tema e o título STAR WARS (é uma emoção desigual), gritaria, aplausos, e a introdução do episódio em textos em português, estão de sacanagem? Cadê as legendas? Mais a paz volta quando você confere o primeiro diálogo de cena. UFA. Bem, assim é uma estréia de STAR WARS, e sempre será.

É o episódio mais fraco da saga, isso todo mundo concorda, além de ter o personagem mais odiado: Jar Jar Binks. Chega a ser um episódio infantil, mais tinha que ser, trata de um episódio aonde temos um garoto cuidado apenas pela mãe, que pode mudar o destino de muita gente, é o início de tudo, não poderia começar de forma sombria.

Falando de uma forma pessoal, gostei e muito do Episódio 1, me encantou em todos os momentos, os efeitos especiais são de encher os olhos a cada cena. Porém se eu nunca tiveste visto os outros episódios da saga o filme não me conquistaria. Não aconteceu de ter os personagens como modelo, como nos episódios IV, V, VI. Não da para imaginar Darth Maul como imagino o Darth Vader.

Diverte? Diverte, mais não chega a ser espetacular. Momentos do filme? A clássica abertura, o espetáculo da cidade marítima, o show das criaturas digitais, CORRIDA DE POD´S, as belas cidades e o duelo de SABRES DE LUZ. É clássica cena aonde Anakin conhece Kenobi.