Crítica sobre o filme "Festival em Cannes, Um":

Edinho Pasquale
Festival em Cannes, Um Por Edinho Pasquale
| Data: 21/05/2003

Oportuno lançamento deste simpático filme, na época em que se realizou o festival de Cannes, no ano em que a grande atriz Anouk Aimée é homenageada no Festival de Berlim, onde recebeu um Urso de Ouro por sua carreira. Anouk foi protagonista de grandes filmes, como A Doce Vida, Oito e Meio, Um Homem, Uma Mulher e Lola. Ela marca mais uma vez a sua presença neste roteiro interessante mas por vezes confuso, fazendo o papel da atriz que, por causa da idade, só faz pequenos papéis como mãe do protagonista (alguma semelhança com a vida real dela mesma, que não fez mais grandes filmes).

O filme mostra o glamour de Cannes, bastante massificado nos últimos tempos por Hollywood, mas que ainda tem o seu encanto (a não ser que você tenha que ir a trabalho e disputar as grandes estréias quase que no tapa...). Mas a Riviera Francesa é sempre maravilhosa, a fotografia não compromete sua beleza, apesar de ficar um pouco a desejar, pois por vezes é bruscamente cortada pela péssima edição. A trilha sonora é eficiente, a direção é boa.

Conta reazoavelmente bem a história dos bastidores do cinema, claro que não se aprofunda muito no tema, mostrando a grande atriz que não tem bons papéis só por causa da idade, o produtor falido mas que ainda ostenta o seu poder, o diretor decadente que com a idade se contenta em apenas desfilar com atrizes sem talento mas com beleza e juventude, a atriz que nunca teve seu reconhecimento e que, ao passar pela crise da meia-idade resolve tentar ser diretora e os oportunistas de plantão. Claro que amarrados por romances, encontros e desencontros. Os atores são mais carismáticos que os personagens, o que acaba validando o roteiro.

As locações foram feitas durante o festival de 1999, mostrando alguns dos mais belos e concorridos cenários de Cannes, além de contar com as participações especiais de William Shatner, Faye Dunaway, Jeff Goldblum e Holly Hunter, entre outros.

Um filme menor, mas que, para quem gosta de saber um pouco dos bastidores do cinema e de um festival, é bem interessante, mas sem grandes pretenções.