Enquanto o governo americano (quem mais seria?) estuda uma maneira de controlar a vida e cadastrar os mutantes, um grupo destes, liderados pelo insurgente Magneto (Ian McKellen), quer acabar com toda a humanidade. Em contraponto, comandados pelo Professor Charles Xavier (Patrick Stewart), os X-Men lutam pela convivência pacífica com o seres humanos, gerando uma dissenção entre mutantes.
Considerada a melhor adaptação dos quadrinhos da Marvel Comics para o cinema, este filme respeitou os perfis psicológicos dos personagens, suas amarguras e frustrações, bem como a dualidade existencial dos mutantes, o que foi altamente elogiado pelos fãs dos quadrinhos, receosos com as anteriores versões cinematográficas e televisivas de "O super-homem", "Batmam e Robin", "Capitão América", "O Fantasma", etc.
A competente direção de Brian Singer e a medida certa de efeitos especiais tornaram esta obra memorável para os amantes da ficção e para os fãs da Marvel Comics. Uma das grandes surpresas deste filme foi a atuação do desconhecido ator australiano Hugh Jackman, interpretando o popular Wolverine.
IMPERDÍVEL (AME-O OU DEIXE-O).