Crítica sobre o DVD "Som Livre - 940 Min." do filme "Maias, Os":

Edinho Pasquale
Maias, Os Por Edinho Pasquale
| Data: 01/06/2004

Um DVD tecnicamente bom, com imagem perfeita (as cenas escuras não estão granuladas, ou seja, foi muito bem transcrito para este formato digital), obviamente com formato original para a TV em formato 4:3. O que é de se estranhar é o fato da Globo ainda não produzir suas grandes obras já com o áudio em 5.1 canais, prevendo o seu lançamento no formato DVD, limitando-se aos 2 canais convencionais.

Os menus são animados e bem realizados, assim como a embalagem, em dois volumes duplos com um Box protetor, contendo um pequeno encarte com texto do Diretor e de Luiz Fernando Veríssimo. Os extras são bons, mas chega a ser inadmissível que a Globo, com farto material de arquivo de bastidores existente, não os disponibilize em seus DVDs. Poderíamos ter muitas cenas sobre as locações, cenários, figurinos, erros de gravação, enfim, até mesmo o que já foi apresentado em seu programa "Vídeo Show".

Um DVD muito bom que vale pela obra em si. Muita gente perdeu esta brilhante minissérie, por diversos motivos, quando da sua exibição na TV. Em DVD merece ter melhor sucesso, pois é uma das mais brilhantes adaptações realizadas para a TV brasileira. Assista, e depois tome um bom cálice de vinho do Porto ouvindo um bom fado (ou as músicas do Madredeus) e, de quebra, ainda leia o livro, se não o fez ainda.