Pois é, quem diria que os nossos domingos à noite já teve alguma vida inteligente na TV. Pelo menos nos 2 (ou 3) primeiros anos, a série Sai de Baixo era um grande entretenimento. Não era uma idéia nova, inédita, renovadora, pois era assim que se fazia TV antigamente: ao vivo, com auditório. Coisa rara. E já tivemos um programa semelhante chamado Família Trapo, mais ou menos com os mesmos tipos: o chefe de família meio atrapalhado (o saudoso Otelo Zeloni), o genro meio picareta (Ronald Golias), o empregado que se metia em tudo (Jô Soares era o Mordomo)...
Mas o tempo passa e entram novos ingredientes, mais liberdade de expressão, assuntos que antes eram tabus hoje estão no nosso dia a dia. E nisso esse time do Sai de Baixo acertou no início, equilibrando os personagens, criando bordões, nos permitindo uma risada debochada, escrachada, sem compromisso ao vermos parte das nossas próprias vidas ali retratadas. Teve gente que reclamou, dizendo que a Magda era "submissa, humilhada", que o "bandido" era muito engraçado, ou seja, mostrando que é bom ser "um mau elemento" e um monte de outras besteriras.
Por sorte este DVD nos traz os episódios das primeiras temporadas, as melhores, onde ainda não havia o improviso ensaiado, via-se que as piadas fora do texto eram realmente "cacos". E muita empatia com os atores, muito bem escolhidos (até a Márcia Cabrita acabou "emplacando"), enfim, um time que deu certo.
Temos aqui 5 epsódios, mas não dá pra dizer se são realmente os mais engraçados. Isso varia com o tipo de humor que gostamos, mas pelo menos poderemos assitir a um programa que era bom, ficou bem ruim nos últimos anos, desgastado, mas que com este DVD nos dará o prazer de, quando quisermos, matar as saudades.