Crítica sobre o filme "Santana: Greatest Hits - Live at Montreux 2011":

Robson Candêo
Santana: Greatest Hits - Live at Montreux 2011 Por Robson Candêo
| Data: 14/04/2012

Carlos Santana é um compositor mexicano e é um dos guitarristas mais famosos da atualidade. Ganhou projeção mundial no Festival de Woodstock em 1969 e desde então sucesso faz parte da sua carreira, emplacando muitos hits ao longo desses mais de 45 anos de carreira.

Santana é figura carimbada no Festival de Montreux e faz shows lá desde 1970, tanto que Claude Nobs, fundador do festival, deu carta branca a ele há mais de dez anos, para que ele trouxesse quem ele quisesse para o Festival. A apresentação mostrada nesse DVD traz Santana em um show brilhante onde não só apresenta grandes hits, mas o faz com maestria tocando sua guitarra como só ele sabe fazer, acompanhado de 8 excelentes músicos que se destacam muito na percussão, bateria e no órgão Hammond, sempre com muitos solos e longas canções como em uma boa jam session. Para os vocais dois ótimos cantores – Tony Lindsay e Andy Vargas.

Entre as músicas apresentadas tem “Back in Black” – sucesso do AC/DC; “Black Magical Woman”; “Oye como Va”; os grandes hits “Maria Maria” e “Corazon Espinado”; “Sunshine Of Your Love” (sucesso do Cream); o grande hit “Smooth” que agita bastante a plateia e é emendada com “Dame Tu Amor”; e também a ótima “Into The Night”.

Nas participações tem a da esposa Cindy Blackman Santana, tocando muito bem bateria na música “Guajira” e fazendo um solo em seguida. Também tem o casal de guitarristas Derek Trucks & Susan Tedeschi (duas feras da música) em “Make Somebody Happy” / “Right On Be Free”.