Crítica sobre o filme "Arnaldo Antunes: Acústico MTV":

Robson Candêo
Arnaldo Antunes: Acústico MTV Por Robson Candêo
| Data: 25/05/2012

Músico, poeta, compositor e cantor, o multifacetado Arnaldo Antunes começou sua carreira no Titãs, grupo do qual foi um dos fundadores, participou como um dos vocalistas, compôs grandes sucessos e permaneceu por 10 anos até sair em carreira solo. Um de seus maiores feitos foi a participação nos Tribalistas ao lado de Marisa Monte e Carlinhos Brown, e ele também lançou vários álbuns solos, sem contar que seu nome está em composições de hits dos mais variados artistas neste Brasil.

Arnaldo comemorou os 30 anos de carreira gravando este Acústico MTV onde ele traz como inovação um palco giratório em formato de carrossel, incluindo até uns cavalos ao redor, e os músicos podendo tocar virados uns para os outros, devido a esse formato, com mais um detalhe, estão todos vestidos de branco. Arnaldo apresenta uma mescla de canções de sua carreira solo, do tempo dos Titãs, duas inéditas, e até músicas que ele compôs para outros artistas e nunca havia gravado, e logicamente com novos arranjos para se encaixarem no formato acústico. São todas músicas com letras bastante inteligente e melodias bem legais. Ele é acompanhado de ótimos músicos, com destaque para Edgar Scandurra (ex-Ira) que é um dos nossos melhores guitarristas, dando show no violão e ainda fazendo um efeito vocal no talk box que é um aparelho que ele fala e que é transformado em som de instrumento.

O show começa com a ótima “A Casa é Sua”, seguida por “A Nossa Casa” e “Debaixo D´água” (música que ele compôs para Maria Bethânia). Então vem a primeira inédita – “Dentro de um Sonho” e mais músicas de sua carreira solo – “Sem Você” e “Se Assim Quiser”. “De Mais Ninguém” é uma música que ele compôs junto com Marisa Monte e está no repertório dela, enquanto que “Alma” é uma composição que ele e Pepeu Gomes fizeram para Zélia Duncan e que contou com a participação de Moreno Veloso no cello. Depois do rock pesado “Consciência” vem “Até o Fim” – outra música composta para Bethânia, onde Moreno Veloso participa no vocal.  O trompetista Guizado toca em quatro músicas, iniciando em “Engrenagem” e também em “Pedido de Casamento”, “Socorro” e “Pop Zen”, esta última a única que não é dele, e que é da extinta banda Lampirônicos. Primeira música do tempo dos Titãs, a ótima “Hereditário” vem antes de “O Seu Olhar” que contou com a bela voz de Nina Becker, e depois vem “Passe em Casa” que é dos Tribalistas (trio formado por Arnaldo, Marisa Monte e Carlinhos Brown).  “Ligado a Você” é a outra música inédita e contou com a presença do produtor Liminha que segue até o fim, e então vem mais duas do Titãs - “O que” e “Comida”. “Fora de Si” é outro rock pesado, e então ele encerra com “Música para Ouvir” e “Envelhecer” que são bem legais, principalmente a última que tem uma letra fantástica.