Crítica sobre o filme "Pink Floyd: The Story of Wish You Were Here":

Robson Candêo
Pink Floyd: The Story of Wish You Were Here Por Robson Candêo
| Data: 12/09/2012

Seguindo uma linha parecida com a série Classic Albums, esse documentário conta a história do álbum Wish You Were Here do Pink Floyd. Esse álbum foi o que veio em seguida ao famoso The Dark Side of The Moon, e traz a canção mais bonita do Pink Floyd que tem o mesmo nome do álbum. O filme é montado todo em cima de depoimentos dos integrantes do grupo ainda vivos, Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason, também de grande parte da equipe técnica e até de um crítico musical da época. Também tem depoimentos do falecido Richard Wright que foram retirados de gravações antigas.

Com detalhes, eles contam sobre a enorme pressão exercida pela gravadora em fazer um álbum ainda melhor do que o anterior, e como eles já estavam cansados e desanimados de toda essa parte comercial. Falam bastante sobre o fundador da banda Syd Barret e mostram que a famosa faixa “Shine on You Crazy Diamond” foi composta em homenagem a ele, lembrando que na época da gravação ele estava afastado da banda há anos porque tinha literalmente pirado de tanto tomar LSD.

O filme vai passando pelas principais faixas do álbum que também são mostradas na mesa de som, separando os diferentes canais de áudio, e também tem várias cenas de vídeos antigos e shows ao vivo. Muitas histórias vão sendo contadas, o que torna esse documentário uma material valiosíssimo para fãs e todos os que curtem a história da música moderna.