Crítica sobre o Blu-ray "Especial" do filme "Vingadores, Os":

Jorge Saldanha
Vingadores, Os Por Jorge Saldanha
| Data: 29/08/2012

 

É raro, mas acontece: OS VINGADORES chegou em Blu-ray no Brasil quase um mês antes de seu lançamento nos EUA, oficialmente em quatro edições – BD, combo BD + DVD, BD 3D e uma lata de colecionador contendo o mesmo BD vendido separadamente, um BD adicional com o documentário longo “Construindo um Sonho” e quatro cards de personagens. Porém há mais uma edição, vendida exclusivamente por uma rede de lojas online e que foi utilizada para esta resenha: além do conteúdo da lata, ela também inclui o BD 3D mas peca pela fraca apresentação – ao invés de um box ou até mesmo da lata, temos um estojo slim com encaixes para os três discos, que não mereceu nem mesmo uma luva de cartolina. Dos discos, o único que traz uma arte com os heróis é o BD 3D, nos demais temos apenas textos em branco sobre um fundo azul. Ainda assim, esta é a edição mais completa e que merece ser adquirida pelos colecionadores.

 

Assisti a OS VINGADORES, no cinema, em 3D, e a primeira coisa que me chamou a atenção foi que, ao contrário dos filmes solo dos super-heróis, ele não foi rodado em tela larga (2.35:1), mas no formato tradicional 1.85:1 (adaptado na transferência anamórfica do Blu-ray para 1.78:1). Não sei se foi uma opção estilística do diretor ou se essa é a tendência para melhor converter os filmes para 3D na pós-produção (vide FÚRIA DE TITÃS 2), mas o fato é que o resultado me agradou e essa avaliação permaneceu na versão em Blu-ray. Claro, como na maior parte desses casos o 3D é dispensável e há alguma perda de detalhamento fino na imagem, mas o resultado final é no mínimo tão satisfatório quanto a boa conversão de CAPITÃO AMÉRICA – O PRIMEIRO VINGADOR. A imagem é clara, colorida, e certamente ajuda o fato de o filme ter suas principais sequências à luz do dia, e de que as cenas de ação se prestam à aplicação dos efeitos tridimensionais. Recurso dispensável sim, mas uma opção interessante para quem tem televisor e reprodutor 3D em seu home theather. Mas é a transferência 2D 1080p/AVC MPEG-4 que realmente brilha, com suas cores vivas e estáveis. Tendo sido empregadas, nas filmagens, câmeras de alta definição de última geração, a transfer é praticamente isenta de granulação e propicia um alto nível de nitidez, que ressalta pequenos detalhes de uniformes e armaduras. A imagem é cristalina, apresentando ótimo contraste e pretos fortes. Inexistem filtros, artefatos ou outras anomalias digitais perceptíveis nesta apresentação visual que, sem problemas, pode ser utilizada como material de demonstração.

 

A exemplo de CAPITÃO AMÉRICA – O PRIMEIRO VINGADOR, OS VINGADORES recebeu em Blu-ray uma faixa de áudio lossless original em DTS-HD Master Audio 7.1 (24 bits), e também aqui achei que ela ficou devendo um pouco – não em agressividade ou contundência de graves, que ela tem de sobra, mas na distribuição do áudio. Fosse uma mixagem sem perdas 5.1, ela seria praticamente perfeita; porém, com quatro canais surround, ela soa a maior parte do tempo como se tivesse apenas dois, ou seja, sob este aspecto não houve um ganho expressivo em relação a uma faixa 5.1. Além disso, apesar de os diálogos sempre soarem claros, achei o nível do volume do canal central abaixo do normal, o que me fez ter que ajustá-lo para obter um resultado plenamente satisfatório. Mas dito isso, com sons sutis e envolventes, a faixa é capaz de criar uma imersão quase perfeita nas cenas a bordo do porta-aviões voador da S.H.I.E.L.D., e nas cenas de ação, em especial na batalha final em Manhatan, o “ataque” sonoro vem de todos os lados. Por fim, a heroica trilha musical de Alan Silvestri é reproduzida de forma cristalina e grandiosa, preenchendo todo o palco sonoro. Além dessa faixa há várias opções de dublagens, todas em Dolby Digital 5.1 de desempenho bem mais discreto e entre as quais se inclui o nosso português. Legendas, menus principais (animados) e pop-up também estão disponíveis em português.