Um dos filmes mais interessantes de ficção lançados no ano, dirigido e produzido por Ridley Scott, o mestre de Blade Runner e Alien – O 8º Passageiro tem sua edição lançada para o mercado de home vídeo. Foram lançadas no Brasil as versões simples (com apenas um disco em BD), versão dupla com o filme em BD 2D + 3D e a Edição de Colecionador (com DVD + Cópia Digital + 2 Discos Blu-ray + Blu-ray 3D), além do DVD + Cópia Digital. Analisamos aqui uma edição especial inglesa, que contém os filmes em alta definição em 2D (com dois discos, um com extras imperdíveis) e em 3D (avaliado em separado). O DVD nacional está analisado em separado.
A qualidade técnica do produto é simplesmente impecável. A imagem está exuberante, com níveis de detalhes e coloração que acompanham a exibição do filme nos cinemas. Não há nenhuma presença de filtros que poderiam denegrir a sua qualidade no formato. A transcrição para o formato digital utiliza o codec MPEG-4 AVC 1080p, a melhor e mais adequada. O gráfico (em anexo) mostra que a taxa de transferência foi cuidadosa, avaliando cada cena e sua “compressão”. O filme ocupa boa parte do disco de dupla camada (BD50).
O áudio acompanha a qualidade, no idioma original com trilha sem compressão, claramente cuidada cena a cena, para dar a devida ambientação e efeitos nos seus 7.1 canais. Há detalhes que são quase que imperceptíveis, assim como assombra o belo uso do subwoofer, por exemplo, nas cenas mais dramáticas e de ação.A dublagem está perfeita, mesmo que apenas em 5.1 canais tradicionais em Dolby Digital. Agrada a gregos e troianos (não acho mesmo justo ou interessante que a trilha nacional tenha a mesma qualidade técnica, no meu ponto de vista o filme tem que ser assistido no seu idioma original).