Crítica sobre o CD "Total Recall: The De Luxe Edition" do filme "Vingador do Futuro, O":

Jorge Saldanha
Vingador do Futuro, O Por Jorge Saldanha
| Data: 18/01/2013

O Vingador do Futuro, bem sucedida aventura sci-fi comandada por Paul Verhoeven e estrelada por Arnold Schwarzenegger, marca o final de um ciclo de grandes trilhas de ação compostas pelo falecido Jerry Goldsmith, nos anos 1970 e 1980. Baseado em uma história do escritor Philip K. Dick, o mesmo autor de Blade Runner, Total Recall forneceu abundantes elementos de violência, imaginação e mistério para que Goldsmith compusesse um dos seus scores mais inspirados, muito apreciado por seus fãs.

 Embora à primeira audição o material apresente ampla predominância de ação, há suficientes sutilezas, e até algum lirismo, que dão profundidade à trilha. Nada sutis são os primeiros acordes de "The Dream", que, propositalmente ou não, lembram a abertura de Conan, O Bárbaro, de Basil Poledouris.

Mas em seguida Goldsmith nos apresenta um tema vibrante com acompanhamento eletrônico, sobre o qual metais e violinos desenvolvem o motivo principal que será ouvido em outros momentos da partitura. Goldsmith também utiliza um segundo motivo de oito notas, ouvido pela primeira vez em "First Meeting", e que retorna em momentos-chave do filme para nos lembrar que tudo o que estamos vendo pode ser parte de uma ilusão na mente de Quaid (Schwarzenegger).

Como um todo, o score é uma balanceada combinação de orquestra e sintetizadores, impulsionado em grande parte por percussão eletrônica. A edição original, da própria Varese Sarabande (lançada no Brasil em LP, no início dos anos 1990), com pouco mais de 40 minutos de duração e contendo as melhores faixas de ação, sempre foi considerada pelos colecionadores como uma boa representação da trilha em disco.

Mas é indiscutível que este relançamento permite que, pela primeira vez, a trilha de Total Recall possa ser estruturalmente avaliada de maneira concisa, em sua (quase) totalidade - é um dos trabalhos de Goldsmith que resiste a uma audição de mais 70 minutos.