Crítica sobre o Blu-ray "Remasterizado" do filme "Exterminador do Futuro, O":

Jorge Saldanha
Exterminador do Futuro, O Por Jorge Saldanha
| Data: 16/02/2012

Em outubro do ano passado, sem alarde, a Fox, que adquiriu da Sony o acervo da MGM, finalmente lançou O EXTERMINADOR DO FUTURO em Blu-ray no Brasil (em separado e num box contendo os demais filmes da série), e felizmente em edição idêntica à que fora lançada um pouco antes no Reino Unido e que somente agora, em fevereiro de 2013, foi disponibilizada no mercado norte-americano. Em relação ao primeiro BD, que apesar de ter lá fora áudio e legendas em PT-BR não chegou por aqui, fora a apresentação gráfica, há algumas diferenças nas especificações técnicas – por exemplo a dublagem em português, que antes era Dolby Digital 5.1, passou a ser 2.0, e a faixa original em inglês lossless, que era PCM, agora usa o codec DTS-HD Master Audio. 

Especificamente quanto à qualidade do som, a nova faixa não comprimida DTS-HD MA 5.1 possui qualidade equivalente à PCM multicanal do primeiro BD, que deu ao áudio do filme claros ganhos em fidelidade, eliminação de distorções, acentuação dos efeitos direcionais e reforço nos graves. As cenas de ação foram em muito beneficiadas por essa faixa mais dinâmica - apesar de que os puristas possam reclamar da ausência de uma opção com o áudio original em inglês mono. 

Mas o grande destaque deste relançamento de O EXTERMINADOR DO FUTURO em Blu-ray se refere à sua qualidade de vídeo, já que o filme recebeu uma nova e superior transferência 1080p/AVC MPEG-4 (a do BD anterior empregou o codec VC-1) na proporção original de tela 1.85:1. O mais importante, contudo, é que o filme foi remasterizado, e o resultado, na minha opinião, é superior ao do recente relançamento de O VINGADOR DO FUTURO, em que pese a inexplicável falta de divulgação feita pela Fox – nem mesmo na embalagem há qualquer referência de que se trata de uma edição remasterizada. O fato é que, descontados as problemas inerentes à produção original, de baixíssimo orçamento se comparada à das sequências, a imagem do filme está impressionantemente boa. De fato, é uma das melhores imagens de filme de catálogo disponíveis. 

Em relação à edição anterior, que empregava um BD de camada simples (BD-25), esta utiliza um disco de camada dupla (BD-50). Assim, além dos benefícios da remasterização, o espaço maior elevou o bitrate na reprodução, e ao final temos ganhos em todos os aspectos – detalhe, contraste, níveis de preto, senso de profundidade, cores, etc. A granulação fílmica original está de volta, e dessa vez livre de quaisquer sujeiras, riscos ou danos. Artefatos e filtros digitais também inexistem. Ao assistirmos esse novo Blu-ray de  O EXTERMINADOR DO FUTURO temos a impressão que o filme foi produzido hoje – de fato, nem na época de seu lançamento ele teve imagem melhor. 

De lamentar, apenas, o desleixo da Fox para um produto que, apesar da ótima apresentação visual e sonora, peca em outros aspectos. Além de extras minguados e sem legendas, não existe menu principal, o que faz com que, após a introdução do disco no reprodutor, o filme inicie automaticamente. Para acessar as configurações, capítulos e extras, só durante a reprodução via menu pop-up, que pelo menos está em português.