Crítica sobre o Blu-ray "Edição Limitada 3D" do filme "Avatar":

Jorge Saldanha
Avatar Por Jorge Saldanha
| Data: 04/05/2013

O primeiro lançamento de AVATAR em Blu-ray, em 2010, foi polêmico – alegando principalmente a necessidade de apresentar o filme com a máxima qualidade de vídeo e áudio possível, foi disponibilizado apenas um único disco, sem extras e com a versão 2D. Posteriormente a versão 3D viria apenas como brinde para quem comprasse aparelhos compatíveis da Panasonic, e finalmente chegou uma edição encorpada, com montes de extras e nada menos que três versões 2D do filme em um único BD. Assim, e sem surpresa, o tempo encarregou-se de comprovar o óbvio: tudo era uma estratégia para vender mais discos, e isto continuou com o lançamento global, ano passado, da versão 3D antes exclusiva da Panasonic. E aqui vai uma notícia que pode ser boa ou ruim para quem já tem as edições anteriores, e possui TV e player Blu-ray compatíveis com 3D: a aquisição de mais esta edição de AVATAR é, simplesmente, obrigatória.

Esta edição 3D (que traz a opção 2D no BD 50Gb), que inclui o filme também em DVD 2D, vem embalada em um estojo HD Case envolto por uma bonita luva lenticular. O filme, unicamente no corte exibido nos cinemas, está na proporção 1.78:1, e a transferência 1080p/MVC MPEG 4 é, simplesmente, soberba. Se AVATAR estabeleceu um padrão de excelência em 3D no cinema, em Blu-ray a história se repetiu. Anomalias como crosstalk, comuns em apresentações no formato, são inexistentes, mas o que de imediato salta aos olhos é a extraordinária claridade, muito superior à média dos filmes 3D. Isso, e o elevadíssimo nível de detalhes, nos permite discernir todas as texturas dos objetos / personagens reais ou CGI – rostos, vestimentas, plumagens, vegetação, tudo nos é apresentado com detalhes impressionantes.

Como seria de esperar, as cores são deslumbrantes, fortes e brilhantes, com destaque para os roxos fosforescentes, o azul da pele dos Na’vis e, de um modo geral, os multicoloridos exemplares da flora e fauna de Pandora. Os níveis de preto são profundos, sólidos, e o elevado contraste ajuda a acentuar os diferentes níveis de profundidade da imagem. Os efeitos pop-up buscam fugir do óbvio, e quando usados visam a completa imersão no ambiente – como fagulhas de fogo em suspensão ou as sementes voadoras da árvore sagrada que envolvem o espectador. O efeito, também aplicado nos gráficos de monitores e hologramas, cria imagens belas e realistas. A exemplo de outros filmes que se seguiram, como TRON – O LEGADO, PROMETHEUS e mais recentemente AS AVENTURAS DE PI, AVATAR é a prova de que um filme já concebido visualmente para o formato 3D é imbatível em termos de qualidade visual.

Se o vídeo de AVATAR permanece sendo de referência, seu áudio não fica atrás. A faixa original lossless DTS-HD Master Audio 5.1 é agressiva quando deve ser, e ambientalmente imersiva nos momentos adequados. Nas cenas de batalha, além dos graves sólidos e poderosos, capazes de fazer tremer o ambiente caseiro, somos cercados via surround por ruídos de disparos, flechas voando, árvores caindo, etc. Nos momentos mais calmos e ambientados na floresta, ouvimos à nossa volta os sons de sua diversificada fauna. É como se a selva de Pandora estivesse viva e respirando à nossa volta. A qualidade dos sons é cristalina, os diálogos sempre soam límpidos e a trilha sonora de James Horner chega até nós com muita fidelidade na mixagem perfeitamente balanceada.

Obviamente com qualidade inferior, temos dublagens lossy Dolby Digital 5.1 em português, espanhol e francês. As legendas, nesses mesmos idiomas, são amarelas, e na tradução das falas Na’vi mantém o mesmo padrão de fonte das legendas originais em inglês do filme. Os menus animados (em português) são simples mas bonitos, ilustrados com imagens do filme e disponibilizando opções básicas de navegação. E quando você dá uma pausa no filme, o menu pop-up mostra o título e a imagem que ilustra o capítulo correspondente.