Crítica sobre o CD "Avatar - Original Motion Picture Soundtrack" do filme "Avatar":

Jorge Saldanha
Avatar Por Jorge Saldanha
| Data: 04/05/2013

A parceria entre James Horner e James Cameron já rendeu muitos frutos. Quem não se lembra da trilha de Titanic, que vendeu mais de 26 milhões no mundo inteiro e rendeu dois Oscars à Horner? Mais de dez anos depois do acontecido, James Cameron lança seu encantador e poderoso Avatar, e Horner volta a ser responsável pelo score. Em uma trilha com cara de ganhadora do Oscar, o compositor utiliza instrumentos indígenas e nos entrega uma obra épica e belíssima.

“You Don´t Dream in Cryo...” começa com tensão, onde há vozes que lembram a trilha de Horner para Tróia - aliás deve-se salientar que as vozes aqui são muito utilizadas, onde há triste melodia e muito suspense e poder. Com algumas notas que compõem a canção título “I See You”, é um inicio poderosíssimo.

Em “Jake Enters His Avatar World” há utilização forte da orquestra, e em uma parte desta faixa há uso de uma Tin Whistle (muito utilizada na trilha de Titanic), e também de outros instrumentos conhecidos aqui na América do Sul, além do emprego do tímpano e da percussão em geral, combinada com a melodia principal executada por violinos. Lembra muito uma outra trilha sua, a de Apocalypto. Em “Pure Spirits of the Forest” há muito uso novamente de instrumentos indígenas e após cellos acompanhados da percussão, como se traduzisse uma passagem sonora entre os legattos e arranjos mezzo fortes.

Na belíssima “Becoming one of The People - Becoming One with Neytiri” há o uso de voz e percussionistas ao fundo, em uma melodia graciosa e apaixonante ao mesmo tempo… combinando após o uso de instrumentos como o piano e o violão. Lembra um pouco o estilo do compositor em Titanic, no modo com que ele conduz a faixa.

Outro destaque é a tensa “Scorched Earth”, onde Horner encontra sua linha de raciocínio ao nos entregar o emprego da melodia principal sob um outro foco. Já “War” é poderosa, com grande uso de instrumentos de sopro (novamente lembra a trilha de Apocalypto) além das vozes, para dar maior suporte à condução onde há o uso da melodia principal novamente (na primeira faixa era executada pelo oboé, e aqui por trompetes).

A canção titulo do filme, “I See You”, é uma das canções mais belas do ano, onde Leona Lewis brilha com sua linda voz e Horner retorna com um novo hit. Sem dúvidaAvatar é uma das trilhas mais bonitas de 2009, e embora continue no estilo “repeat”, James Horner sai-se muito bem neste score épico e inteligente.

Faixas:

1. "You Don´t Dream in Cryo...."
2. Jake Enters His Avatar World
3. Pure Spirits of the Forest
4. Night Iridescence
5. Becoming one of "The People" - Becoming one with Neytiri
6. Climbing Up "Iknimaya - The Stairway to Heaven"
7. Jake´s First Flight
8. Scorched Earth
9. Quaritch
10. The Destruction of "Home Tree"
11. Shutting Down Grace´s Lab
12. Gathering All the Na´vi Clans for Battle
13. War
14. "I See You" (Leona Lewis)