Embora não seja nem um pouco ligado em videogames, muito menos ainda os antigos que eram consumidos nos fliperamas, gostei muito deste filme de animação que é uma espécie de Toy Story dos games. Produzido pela Disney (e não Pixar), feita por um diretor que veio das séries Futurama, Simpsons, Sit Down, Shut Up. Ou seja, nada preparava para o êxito, que o torna provavelmente o melhor desenho do ano (se bem que este não foi um ano brilhante na categoria).
Se você for entendido em games com certeza vai aumentar seu prazer vendo o filme e reconhecendo os personagens que existiam em maquinas do fliperama. Mas até as crianças que não ouviram falar nele (foi criado nos anos 80) vão mergulhar fácil na história, e nos problemas do curioso heróico, o Ralph detonador, que vive a destruir um prédio no seu jogo, que depois é invariavelmente refeito por um bombeiro simpáticão, que seria o herói. Pobre herói destinado a sofrer, ser desprezado pelos moradores do prédio e que dorme num aterro sanitário logo ao lado. Ralph é dublado no Brasil pelo talentoso neto de Silvio Santos, Tiago Abravanel (revelado no musical Tim Maia), e mais o humorista Rafael Cortez e Marimoon.
Basicamente a história mostra a luta de Ralph de se reabilitar, invadindo outro game e participando com Vanellope, com quem ele irá participar de uma corrida na Terra do Doce, que também é atacada por monstros! Na verdade, não há muito o que explicar e o charme da história é que se Ralph sumir, os personagens secundários todos irão se acabar, o brinquedo será fechado para sempre, deixará de existir. E é para evitar esse destino que o espectador acaba torcendo.
O desenho recria o mundo do fliperama de forma bem-humorada: o mundo de 8 bits de Conserta Felix Jr., o mundo hiperrealista do Missão de Herói e o mais infantil Corrida Doce (a quem deram um tom anime japonês). O quarto elemento é a Estação Central de Jogos, que é inspirado na Grand Central Station de Nova York. Divertido, bem-humorado, tecnicamente inovador, Detona Ralph é a animação da temporada de férias e está sendo exibida também em 3D.