Crítica sobre o Blu-ray "2D+3D" do filme "Círculo de Fogo":

Jorge Saldanha
Círculo de Fogo Por Jorge Saldanha
| Data: 10/02/2013

Em relação à edição nacional lançada em dezembro, o combo 2D+3D de CÍRCULO DE FOGO comercializado nos EUA traz dois discos adicionais: além dos Blu-rays 2D e 3D do filme, o pacote inclui um DVD com o filme e mais um BD de extras (apesar desse disco não ter sido disponibilizado no Brasil, seu conteúdo foi listado na contracapa da nossa edição, o que gerou pedidos de vários compradores para o envio desse disco, que até o momento em que esta resenha era escrita, não haviam sido atendidos). O dois discos de nossa edição acondicionados em um estojo BD Amaray duplo, envolvido por uma luva lenticular que mnão tem um efeito tridimensional acentuado como a norte-americana.

No que se refere às especificações técnicas, nossa edição é idêntica à dos EUA. Tanto no vídeo como no áudio, em 2D ou 3D, CÍRCULO DE FOGO é um dos mais recentes Blu-rays de demonstração. Quando lançado nos cinemas, assisti ao filme em uma sala IMAX 3D nova, com equipamentos de ponta, e mesmo assim à época reclamei da escuridão nas cenas de luta entre Jaegers e Kaijus, acontecidas à noite, abaixo de chuva ou nas profundezas do oceano. Pois bem, em qualquer das versões em Blu-ray do filme esse problema simplesmente inexiste. A imagem é clara, nítida e detalhada, mesmo nas cenas noturnas, nas quais podemos ver pequenos detalhes das construções, na armadura dos robôs e na textura da pele dos monstros. Apesar de não ter filmado nativamente em 3D, o diretor Del Toro criou um longa de visual muito bonito, com cores que remetem aos animes, e que se adequa perfeitamente ao formato. A conversão tridimensional, apesar de discreta no pop up, realça significativamente as enormes dimensões de Jaegers e Kaijus, e um acentuado senso de profundidade enriquece grandes cenários como os do Shatterdome. Seja em 2D ou 3D, a imagem, além de apresentar grande nível de detalhamento, traz brilho, contraste, balanceamento de cores e pretos simplesmente perfeitos. As transferências 2 D (1080p/AVC MPEG-4) e 3D (1080p/MVC MPEG-4), ambas na proporção original de tela 1.85:1, são irretocáveis, isentas de qualquer espécie de ruídos, artefatos, crosstalk ou filtros digitais.

Toda essa excelência visual encontra uma contrapartida à altura na parte auditiva. Temos disponíveis duas faixas lossless em inglês DTS-HD MA que, tanto com 7.1 ou 5.1 canais, são de referência. Obviamente a 7.1 tem a vantagem de se beneficiar da ampliação do efeito surround, porém qualquer uma delas, dentro de suas características, oferecerá o melhor que o seu sistema conseguirá reproduzir. O áudio HD é dinâmico e potente, perfeitamente adequado a este sci-fi de ação. A cada golpe nos confrontos dos gigantes, o subwoofer propagará pelo ambiente graves maciços, enquanto os efeitos sonoros e a trilha sonora são reproduzidos de forma cristalina com um completo envolvimento 360º. Já nas cenas de personagens, o som mergulha o espectador em efeitos ambientais sutis, criando uma convincente imersão. Obviamente inferiores, temos disponíveis dublagens comprimidas Dolby Digital 5.1 em português, espanhol e francês, mesmos idiomas das opções de legendas (que também incluem inglês). Os menus principal (estático) e pop-up estão disponíveis apenas em inglês.