Crítica sobre o Blu-ray "Warner - 560 Min." do filme "Game of Thrones - Terceira Temporada Completa":

Jorge Saldanha
Game of Thrones - Terceira Temporada Completa Por Jorge Saldanha
| Data: 05/04/2014

A exemplo das temporadas anteriores de GAME OF THRONES, a terceira foi lançada em Blu-ray com a mesma autoração em todos os mercados, já com legendas em PT-BR (ainda não foi dessa vez que a dublagem em português foi incluída). Assim, o box lançado em março no Brasil é tecnicamente idêntico ao disponibilizado nos EUA e na Europa em fevereiro. Além dos cinco BDs, a edição norte-americana também inclui acesso a cópias digitais e os dez episódios da temporada em dois DVDs, algo que considero totalmente supérfluo. As diferenças das edições, mais uma vez, estão na embalagem digipack (tamanho DVD aqui), e no invólucro grosso, semelhante à capa dura de um livro, da edição norte-americana. Um encarte, que numa face estampa um grande mapa da Fortaleza Vermelha, traz do outro detalhes de cada episódio. Por fim, uma luva de plástico transparente, com a sombra de um dragão nela impressa, envolve tudo.

Os dez episódios da terceira temporada estão assim distribuídos no box:

Disco 1
VALAR DOHAERIS (Valar Dohaeris)
ASAS ESCURAS, PALAVRAS ESCURAS (Dark Wings, Dark Words

Disco 2
CAMINHADA DA PUNIÇÃO (Walk of Punishment)
E AGORA SUA VIGIA TERMINOU (And Now his Watch is Ended)

Disco 3
BEIJADO PELO FOGO (Kissed by Fire)
A ESCALADA (The Climb)

Disco 4
O URSO E A DONZELA (The Bear and the Maiden Fair)
OS SEGUNDOS FILHOS (Second Sons)

Disco 5
AS CHUVAS DE CASTAMERE (The Rains of Castamere)
MHYSA (Mhysa)

GAME OF THRONES possui um nível de produção cinematográfico, e isso explica porque é uma das séries com melhor qualidade de imagem e som da atualidade. Os episódios, a exemplo das temporadas anteriores, receberam transferências 1080p/AVC MPEG-4, na proporção de tela original 1.78:1, simplesmente de referência. A imagem ostenta níveis de claridade, detalhes finos e um senso de profundidade impressionantes. Cenários, paisagens, texturas de roupas, detalhes faciais, tudo é mostrado com excelente detalhamento e nitidez. As diferentes paletas de cores empregadas, que caracterizam os principais ambientes onde se desenrola a ação, são reproduzidas de forma estável e exuberante. Os pretos são fortes e mesmo nas cenas escuras os detalhes são preservados. Ao longo da temporada eventualmente haverá momentos em que o preto não será tão estável, e o olhar mais atento perceberá algumas raras ocorrências de banding, porém no conjunto nada há que justifique reduzir a nota máxima da nossa avaliação.

O áudio original em inglês DTS-HD Master Audio 5.1 não fica atrás da excelência da apresentação visual, e desde as primeiras notas do tema musical de Ramin Djawadi ele se mostra encorpado, imersivo e cristalino. A faixa lossless reproduz à perfeição o caprichado sound design do programa, que é sutil ou potente de acordo com a necessidade do momento. Cada local traz seu conjunto de efeitos ambientais, e a presença surround é constante tanto nos momentos serenos como nos de ação. Os graves são maciços, como você poderá constatar, por exemplo, na cena da escalada da Muralha de Gelo, e os diálogos sempre são ouvidos de forma límpida. Como já referido, as opções de dublagens não incluem português, já as legendas estão disponíveis em PT-BR e vários outros idiomas. Aqui, uma pequena crítica aos responsáveis pelas legendas, que em alguns casos usam a tradução literária do Brasil, em outros mantém a denominação original em inglês, ou ainda inventam uma nova tradução (Vagantes Brancos?). Como nos boxes das temporadas anteriores, os bonitos menus principais de cada disco, animados com cenas dos episódios, estão disponíveis apenas em inglês, com os comandos de configuração e navegação localizados em sua parte superior.