Crítica sobre o filme "Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate":

Rubens Ewald Filho
Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate Por Rubens Ewald Filho
| Data: 16/07/2014

Não tenho como esconder minha decepção diante dos últimos trabalhos da Pixar, que durante uma década foram mestres na criatividade dos filmes de animação. Deve ter sido a responsabilidade de agora seu diretor John Lasseter ter que cuidar também dos filmes da própria Disney (e acertou em cheio com Frozen!) que o tem levado a fazer continuações inferiores e insistir nestes filmes de carros e aviões, que podem ser uma maravilha para merchandising e vender coleções de adoráveis carrinhos (na idade deles, ate eu ficaria louco!). Mas tem dois problemas, são totalmente redundantes e endereçados a crianças (meninos) até no máximo dez anos. São totalmente nostálgicos (como se Disney ainda estivesse vivo e aquele mundo descrito no “desenho” ainda existisse) e por isso mesmo visualmente muito bonito, “technicolorido”, nostálgico. Na verdade, é realmente até é agradável de assistir, curto (os letreiros são enormes e lentos, ou seja, tem só pouco mais de uma hora, o que nestes tempos insuportáveis de Transformers IV, vem a ser uma benção!).

A história nem merecia ser resumida, mas é sobre o avião Dusty que está no auge da glória quando descobre que seu motor está comprometido e nunca mais poderá participar de  uma corrida. Resolve então enfrentar novo desafio se tornar bombeiro aéreo, indo fazer parte dos aviões de elite que cuidam do parque Nacional de Piston Peak (fictício e por isso uma mistura do que cada um deles tem de mais fotogênico!). Essa equipe é liderada por Blad Ranger, um veterano helicóptero Dippe, a Windlifter que é fã do herói, um helicóptero de carga. Naturalmente tudo com momentos de bravura, coragem e palavras de ordem à moda antiga!

O primeiro Aviões saiu em setembro de 2013 e rendeu 90 milhões de dólares, que não é desprezível mas também não chega a ser notável. O interessante: é o último filme de animação grande neste temporada de verão americano.