Cr�tica sobre o filme "Melhor Lance, O":

Rubens Ewald Filho
Melhor Lance, O Por Rubens Ewald Filho
| Data: 16/07/2014

Por alguma razão misteriosa, os críticos italianos se apaixonaram por este filme que foi também sucesso de bilheteria, saudado como o melhor trabalho de Tornatore, desde o que o revelou , Cinema Paradiso (88). Embora nesse meio tempo tenha feito diversos trabalhos  interessantes como Malena (2000), o ótimo A Lenda do Pianista no Mar (98), o belo e autobiográfico Baaria – a Porta do Vento (09).

Ganhou 6 Davids de Donatello (inclusive melhor filme, diretor e trilha musical, já que este filme marca novo encontro de Tornatore com seu músico habitual Ennio Morricone! Que levou também o European Film Award). 6 prêmios do Sindicato de Jornalistas. Foi rodado em Praga e grande parte dos quadros vistos no filme são realmente autenticas  obras de artistas do século 15 a 18, mas também de Goya, Modigliani, Renoir etc.

No entanto a temática, a narrativa lenta, o mistério resolvido sem grandes surpresas contribuem contra um sucesso mais amplo do filme no Brasil. Vai causar mais estranheza, certa curiosidade, mas será difícil nos identificarmos com os personagens e suas ações.  O australiano Geoffrey Rush é um excelente ator de quem temos a tendência de esquecer ou deixar de lado. Ele interpreta um expert em arte, Virgil Oldman, um já idoso e excêntrico dito gênio no tema de antiguidades e leilões. Solitário e arredio, também antipático. Ele é chamado por uma jovem e solitária herdeira Claire Ibbetson que vive reclusa e se recusa a aparecer ao vivo, fugindo de encontros que possam revelar um segredo dela.  A questão é que ela quer se livrar de uma enorme coleção de obras de arte, da mais variada e interessante. Ele se interessa pelo lote e com a ajuda de um assistente (o inglês Sturgess) também vai tropeçando em peças raras e estranhas (como partes mecânicas). Mas tudo aquilo parece esconder um segredo e uma enorme tentação de corrupção.

Agora quantos de nós nos interessamos por tal tema? Mesmo eu que tenho minhas curiosidades no ramo, acabei de desistir de levar tudo muito a sério ou esperar demais. Tornatore chegou a rodar um final no restaurante que aparece no filme, mas insatisfeito refez a conclusão, preferindo situar a ação em outro ambiente. Ou seja, além de tudo o final não é dos mais satisfatórios. Para o meu gosto, não é nem dos melhores de Tornatore.