Crítica sobre o DVD "Versatil Home Video - 575 Min." do filme "Clássicos Sci-Fi: Eles Vivem, A Ameaça que Veio do Espaço, O Planeta Proibido, O Planeta dos Vampiros, Os Malditos, Fuga no Século 23":

Edinho Pasquale
Clássicos Sci-Fi: Eles Vivem, A Ameaça que Veio do Espaço, O Planeta Proibido, O Planeta dos Vampiros, Os Malditos, Fuga no Século 23 Por Edinho Pasquale
| Data: 17/04/2015

Mais uma edição primorosa da distribuidora Versátil, agora contendo verdadeiros clássicos e preciosidades do gênero Ficção Científica. São seis filmes distribuídos em 3 DVDs, com 2 filmes em cada disco, cada um com sua importância histórica. Logo no primeiro temos Eles Vivem, um dos filmes mais importantes de John Carpenter, onde ele já mostra a sua essência de sua obra e A Ameaça Que Veio do Espaço, o mais antigo deles, importante por ser um dos pioneiros do gênero.

No disco 2, o clássico dos clássicos Planeta Proibido, onde um de seus personagens, o robô Robby foi uma lenda em seu tempo e O Planeta dos Vampiros, uma produção internacional, arrojada para a época, que tem inclusive a “nossa” Norma Benguel.

No terceiro disco, Os Malditos, um precursor até de filmes de terror, onde crianças são cobaias de experimentos por terem super poderes (lembra A Aldeia dos Malditos) e Fuga do Século 23, já na onda dos filmes dos anos 1970, contemporâneo do fenômeno de Star Wars, com o primeiro papel no cinema da “pantera” Farrah Fawcet e com o enigmático Michael York, com roteiro interessante sobre a vida até os 30 anos.

Além da importância da escolha dos títulos, tem-se aqui um ótimo trabalho técnico, com imagem perfeita para o formato DVD, acompanhando a proporção de tela original de cada filme, seja em preto e branco ou colorido, todos bem contrastados e definidos nos seus detalhes. Igualmente nos áudios originais, onde alguns deles tem até uma remasterização em 5.1 canais. Aqui fica sempre uma ressalva, a da falta da dublagem. Na verdade, retifico: não gosto e acho irrelevante.

Já o material extra é excelente, abrangente para cada filme, talvez o que há de possível no mercado (identifiquei apenas que O Planeta Proibido tem uma edição em Blu-ray, que a tenho, com mais material, mas os mais interessantes estão aqui). Apenas senti falta de algo a mais para os filmes do terceiro disco além de seus respectivos trailers. E um pequeno erro de autoração em um dos trailers, informado nos detalhes do material extra desta resenha.

Embalagem caprichada, mantendo o padrão dos lançamentos especiais da distribuidora finalizam o produto. Que é imperdível para quem quer ter um apanhado  de filmes importantes, históricos, que formam um segmento que hoje em dia está repleto de filmes, cada vêz mais cheios de efeitos e pirotecnias. Confira que os originais tem seu charme, se coloque na época em que eles foram realizados e boa viagem!