Como de hábito, a Disney colocou no home video brasileiro este aguardado filme da Marvel Studios mais de uma quinzena antes da sua chegada aos EUA. Mas, infelizmente, com uma novidade nada agradável para os colecionadores: adeus combos Blu-ray+DVD ou Blu-ray 2D+3D. O braço brasileiro da distribuidora, que já estava economizando na apresentação dos produtos (para ela luvas, por exemplo, são coisas do passado), passou a lançar seus títulos somente em edições separadas. Portanto, se você quiser tanto a versão normal como a 3D de VINGADORES: ERA DE ULTRON, terá de desembolsar salgados R$ 130,00 por duas edições em Blu-ray. Que, como apontado, possuem embalagem simplória, em estojos comuns Amaray HD e com a mesma arte – exceto pela feia tarja azul “Blu-ray 3D” na edição correspondente. Para esta resenha, farei uma avaliação conjunta das duas edições.
Quanto à imagem, fui positivamente surpreendido pela conversão 3D do filme (tanto no cinema como agora em Blu-ray), o que demonstra que a Marvel / Disney de fato está caprichando cada vez mais neste quesito. Tanto que, em termos de nível de detalhes, cores (que usa uma paleta mais esmaecida por opção artística) e contraste, as transfers 2D e 3D praticamente se equivalem na altíssima qualidade, com a primeira levando uma leve vantagem. Por outro lado, a apresentação 3D agrega um envolvente senso de profundidade notado praticamente em todas as cenas – inclusive nas mais escuras (que felizmente são poucas). É possível ter uma noção de distância de quase todos os objetos presentes na tela, e durante as cenas de ação são frequentes os disparos de armas e objetos saltarem na direção do espectador. Artefatos, ruídos ou anomalias digitais como banding ou crosstalk inexistem em ambas as versões. Cabe ressaltar que, diferentemente de OS VINGADORES, onde o diretor Joss Whedon optou por rodar o longa na proporção de aspecto 1.85:1, aqui ele adotou o padrão da tela larga, na proporção 2.40:1. E mesmo assim, com tarjas pretas maiores acima e abaixo da tela da sua TV, a apresentação visual 3D é das melhores que já vi em Blu-ray neste ano.
No que se refere ao áudio do filme, nova surpresa, agora negativa. Mal acostumado que fiquei com as estupendas mixagens lossless multicanais de MAD MAX – ESTRADA DA FÚRIA e de outros blockbusters recentes, deparei-me com uma faixa DTS-HD MA 7.1 original em inglês discreta, para dizer o mínimo. Tive de aumentar o volume do meu receiver alguns pontos acima do nível com que habitualmente assisto filmes deste tipo, e mesmo assim a mixagem parece um tanto embotada, com a trilha musical praticamente inaudível em relação aos efeitos sonoros e graves que apenas em poucos momentos realmente exigem esforço do subwoofer. Pelo menos a ambientação surround é boa, ainda que não tenha notado grandes diferenças dela em relação a uma faixa 5.1. Cheguei a revisar as configurações do receiver para ver se algo estava limitando o dinamic range do áudio, mas tudo estava normal. Ainda incrédulo, fui pesquisar nas resenhas e comentários das edições internacionais que estão surgindo na web, e bingo! O problema se repete. Portanto, esta faixa sem compressão de a ERA DE ULTRON, pelo menos no Blu-ray, é mesmo tímida, chegando a “apanhar” de faixas lossy Dolby Digital e DTS de muitos DVDs. Além dessa faixa há várias opções de dublagens, todas em Dolby Digital 5.1 de desempenho similar e entre as quais se inclui o nosso português. Legendas, menus principais (animados) e pop-up também estão disponíveis em português.