Crítica sobre o filme "Spotlight - Segredos Revelados":

Edinho Pasquale
Spotlight - Segredos Revelados Por Edinho Pasquale
| Data: 06/01/2016

Um filme que não é direcionado para qualquer público, principalmente o brasileiro, que não se engaja muito neste tipo de história/denúncia. Quem sabe com os escândalos atuais de corrupção o público passe a querer ser mais investigativo. Mas é um extremamente bem contada história dos escândalos provocados pelos abusos sexuais por padres, principalmente dos EUA, especificamente de Boston. O assunto é abordado por diversas vezes durante décadas, mas o poder da Igreja aliado a mentalidade de "somos bons mocinhos" da sociedade americana sempre abafam os casos. Até que um dos principais jornais de Boston, o The Globe, em 2002, instigado por um novo Editor, judeu, resolve ir a fundo numa investigação, através de uma equipe formada por jornalistas sérios, formados exatamente para investigar os assuntos mais sérios e polêmicos.

Pouco a pouco vão sendo revelados os tais abusos e ao passar do tempo vai ficando cada vez mais impressionante a quantidade de fatos e de envolvidos, ao mesmo tempo que a bravura desta destemida equipe vai lutando contra o "sistema". Como é sabido, tal reportagem levou à renúncia o Cardeal Arcebispo de Boston, Bernard Law, pedindo desculpas públicas. E os jornalistas ganharam o principal prêmio americano da área, o Pulitzer.

O roteiro como foi comentado é bem interessante, envolvente, assim como as interpretações, principalmente de Mark Ruffalo e Rachel McAdams, com algum destaque para Michael Keaton e para o sempre eficiente Stanley Tucci. Para quem gosta de uma história bem contada, mesmo que não indo nos detalhes mais profundos dos casos, é um prato cheio, pois certamente ganhará vários prêmios, como Globo de Ouro e Oscar. Só não acho o melhor filme do ano. Mas quase.