Crítica sobre o filme "Cinema da Nova Hollwyood. O: Corrida Sem Fim, Procura Insaciável, O Comboio do Medo, Essa Pequena É uma Parada, A Outra Face da Violência, Voar É com os Pássaros":

Rubens Ewald Filho
Cinema da Nova Hollwyood. O: Corrida Sem Fim, Procura Insaciável, O Comboio do Medo, Essa Pequena É uma Parada, A Outra Face da Violência, Voar É com os Pássaros Por Rubens Ewald Filho
| Data: 01/07/1998

ESSA PEQUENA É UMA PARADA

O melhor filme de Bogdanovich (A Última Sessão de Cinema). Ele se inspirou no clássico Levada da Breca (Bringing Up Baby, 38), de Howard Hawks. Exemplar comédia pastelão, com todos em forma. O´Neal até satiriza a frase famosa de seu sucesso Love Story ("Amar é nunca ter de dizer perdão"), Barbra brinca com seu nariz grande e o título original é uma referência à frase usada sempre por Pernalonga em seus desenhos. Tudo nasce de uma confusão com malas num hotel, envolvendo um musicólogo distraído e sua noiva (impagável Madeleine), que são perseguidos por Barbra e bandidos. (publicado originalmente em 1998)

 

A OUTRA FACE DA VIOLÊNCIA

Escrito por Paul Schrader (Mishima, Taxi Driver) em 73, este filme dos primeiros a tratar do problema dos veteranos do Vietnã no seu regresso para casa. Hoje lugar comum, na época um tema ousado (tanto que a fita por causa da sua violência foi recusada pela Fox e Columbia). Major retorna para descobrir que a mulher quer o divórcio, o filho não o conhece. Ex-prisioneiro, ele resiste quando um grupo de bandidos invade sua casa para roubar uma fortuna em moedas de prata (que ele ganhou de prêmio). Aleijado, se recupera como um temível "major gancho" para a vingança. Criticado por mostrar os mexicanos de forma caricatural, por falhas de verossimilhança (por que não liquidam o major?) elogiado por outros (traços intrigantes de personagens paralelos, uma atriz atraente como parceira), o filme hoje se revela melhor do que muitas imitações posteriores. (publicado originalmente em 1999)