A distribuidora Obras Primas tem se esmerado pela escolha de seus títulos, em geral relevante e importantes para a história do cinema, resgatando filmes até mesmo cults, fora do padrão, mas que atingem aspectos importantes. Este aqui não foge à regra, se trata de um filme de animação realizado em 1973, em plena “ditadura socialista” de então Tchecoslováquia, cujo governo interviu até quando pode, até que foi finalizado na França. Podemos classificar como “AstroGnóstico”, ou seja, de uma filosofia Gnóstica, que prega um conhecimento religioso “pagão” com um tema “astro”, ou seja, de alienígenas. Guardadas as devidas proporções, tem como filme “irmão” O Planeta dos Macacos pelo tema. Set trata de um tema complexo, assim como os personagens e enredo deste filme de animação, quase que rudimentar, mas bastante impressionante. Sua importância para o levou a participar da edição do XI Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2015, por exemplo.
A edição, até aqui inédita por aqui, está quase que primorosa. O filme que ganhou prêmio em Cannes na época está com qualidade de imagem impecável para o formato, mantendo o formato original do filme na exibição original, claramente restaurado, sem imperfeições. Há duas trilhas de áudio, em Inglês e Francês, sem dublagem no nosso idioma, que considero irrelevante.
O menu está bem feito, com escolha inicial de idioma, mas incluindo o material extra em ambos os idiomas disponíveis, uma reclamação que sempre fiz anteriormente. O material extra é bem resolvido, repleto de informações, claramente bem garimpado das edições internacionais do filme no formato, que acompanha ainda, como de hábito, uma foto do filme encartada na embalagem, sem grandes problemas de informações.
Mais um filme obrigatório para se ter em casa, ainda mais para os que acreditam em filmes DVDs.Eu acredito...