Crítica sobre o filme "Assassin's Creed":

Edinho Pasquale
Assassin's Creed Por Edinho Pasquale
| Data: 11/01/2017

Para quem não sabe este filme teve uma grande expectativa por teoricamente tentar ser a melhor adaptação de um game para o cinema, já que não houve nenhum grande sucesso anteriormente, ao contrário da febre dos quadrinhos. Dito isto, explico ainda que não conheço o game, mas pelo que pude me informar, o filme tem apenas uma certa semelhança, não o aprofunda e nem o segue à risca, com o roteiro sendo bastante adaptado. Isto nos leva ao primeiro ponto: se você é um “gamer” e esperava uma grande adaptação, encontrará inúmeros defeitos.

O segundo ponto: como filme de ação, prende a atenção e tem um tema interessante, que nos remete aos Templários, os assassinos e a Maçã do Éden e seus criadores (não fica muito explicado), com muitas cenas da ação bem feitas, com muitas cenas de Parkour, lutas, saltos (não sei o porquê, mas em dado momento me lembrei de um dos primeiros Jason Bourne) etc. Bem realizadas, mas um pouco repetitivas e com alguns problemas nos Efeitos Especiais. Em tempo: assisti numa sala IMAX, o 3D está bem realizado, vale a pena. Mas tem falhas de roteiro e de ritmo, o vai e volta para as lembranças “templárias” e o presente acabam sendo um pouco repetitivas.

Já o terceiro ponto, o da escolha de elenco e equipe é emblemático. O Diretor Justin Kurzel resolveu ficar no meio termo na adaptação, o que não é nem elogio nem crítica negativa. Mas na direção de atores, com um ótimo elenco, teve alguns problemas ao deixar meio que de lado algumas estrelas, passivas ou até clichês demais, como Marion Coutilard, James Irons e principalmente Charlotte Rampling, fazendo quase que uma ponta. A escolha de Fassbender foi acertada, embora ele não tenha o perfil para o gênero, mas se sai bem e surpreende, graças ao seu sempre natural talento. Kurzel já havia trabalhado com Fassbender e Marion, o que o colocou numa talvez zona de conforto, mas...

Ponto final: um bom filme de ação, que remete algumas lembranças a quem conhece o game (para quem não conhece, alguns pontos ficar “nas nuvens”, como a presença da águia), mas que não é uma adaptação fiel o que pode justificar a repulsa da crítica americana e o fracasso de bilheteria. Vale ser assistido num cine pipoca sem maiores pretensões ou expectativas.