Crítica sobre o DVD "Obras Primas do Cinema - 99 Min." do filme "Ser ou Não Ser":

Edinho Pasquale
Ser ou Não Ser Por Edinho Pasquale
| Data: 25/01/2017

A distribuidora Obras Primas tem se esmerado na escolha de seus títulos, desta vez mais uma excelente contribuição para quem quer conhecer a História do Cinema. Filme do genial Ernst Lubitsch, tem uma bela importância histórica e artística. Considerado um dos 100 melhores filmes de comédia pelo American Film Institute, foi lançado em plena 2ª Guerra Mundial, assim que os EUA entram nela, parodiando a mesma com uma obra de Sheakspere. O resultado é uma comédia que foi oportunamente lançada logo após sua protagonista, Carole Lombard, falecer num desastre de avião. Mas nada disto “importa” nos dias de hoje: é realmente um bom filme, mesmo (e até porque) muito tempo se passou.

A edição em DVD está bem honesta, com bela qualidade de imagem para o formato, mantendo o formato original da sua exibição nos cinemas com boa definição e granulação e até textura, além de manter os tons de cinza. Sem grandes imperfeições. O áudio mantém a qualidade, apenas em um canal, assim como seu lançamento. Claramente é um subproduto da edição em Blu-ray da Criterion americana, que tenho aqui. Foram garimpados alguns materiais extras, certamente os mais importantes e interessantes. Tem como sempre uma embalagem padronizada para os colecionadores com o tradicional mimo da fotografia impressa de uma cena do filme.

Para quem não tem acesso ao Blu-ray da Criterion, é uma boa pedida, como de hábito do catálogo da distribuidora, obrigatória para quem quer conhecer mais um belo capítulo da Sétima Arte.