Crítica sobre o filme "Buster Keaton":

Rubens Ewald Filho
Buster Keaton Por Rubens Ewald Filho
| Data: 02/05/1992

Texto publicado quando da edição em DVD em lançamento de bancas de jornais:

Buster Keaton Vol. 1 ****

Título Original: Buster Keaton Vol. 1

Idioma: Mudo (trilha musical em 2.0). Legendas: Português. Gênero: Comédia. Formato: Standard. Tempo: 122min. Preto e Branco. Ano: 1923-24. País de origem: EUA. Distribuidora: Aspen Editora. Censura sugerida: Livre. Censura original: Não Tem. Diretores: Vários. Elenco: Buster Keaton, Natalie Talmadge, Joe Keaton, Kitty Bradbury, Kathryn McGuire, Ward Crane, Jane Connely, Erwin Connely.

Nossa Hospitalidade (Our Hospitality, 1923) – Diretores: Buster Keaton, Jack Blystone. Sinopse: Ao voltar para a cidade de seus pais, jovem é perseguido por família inimiga que quer matá-lo e da qual faz parte a moça que ele ama.

Bancando o Águia (Sherlock Jr, 1924) – Diretor: Buster Keaton. Sinopse: Projecionista de cinema que sonha em ser detetive tem problemas com a namorada. Durante um sonho, as duas coisas se resolvem.

Comentários: Coletânea lançada em banca, primeira de uma série, dedicada ao grande cômico do cinema mudo Buster Keaton (1895-1966), mestre do humor físico e das acrobacias arrojadas e elaboradas, mas sempre extremamente sério e taciturno, e cujo trabalho é considerado por muitos até superior a Chaplin. Bancando o Águia é uma obra-prima, repleto de idéias brilhantes e intrincadas piadas visuais (a ponto de algumas até hoje deixarem o espectador intrigado com a forma como foram realizadas!), uma longa  acidentada perseguição cheia de proezas arriscadas e um dos típicos finais brilhantes do comediante. Além disso, Keaton faz genial uso da metalinguagem, mostrando o protagonista, um projecionista de cinema, interagindo com os atores do filme projetado (como em A Rosa Púrpura do Cairo, de Woody Allen, que no entanto nega que tenha se inspirado em Keaton). O outro filme, Nossa Hospitalidade, é inferior, alongado e ocasionalmente repetitivo, mas com uma surrealista viagem de trem cheia de inventividade e uma seqüência de fuga em um rio onde Keaton mostra toda sua habilidade física e ousadia nas peripécias. Os dois filmes trazem o pai de Keaton, Joe, em pequenos papéis, e Nossa Hospitalidade também seu filho bebê e sua esposa, a atriz Natalie Talmadge, irmã de Norma Talmadge. Altamente recomendado para os fãs do cômico e das grandes comédias mudas. As cópias são bastante boas. Como extra uma “revista digital” com artigos, biografias e fotos dos grandes comediantes do cinema.

 

Buster Keaton Vol. 2 ****

Título Original: Buster Keaton Vol. 2

Idioma: Mudo (trilha musical em 2.0). Legendas: Português. Gênero: Comédia. Formato: Standard. Tempo: 115min. Preto e Branco. Ano: 1920-28. País de origem: EUA. Distribuidora: Aspen Editora. Censura sugerida: Livre. Censura original: Não Tem.

Diretores: Vários. Elenco: Buster Keaton, Ernest Torrence, Tom Lewis, Tom McGuire, Renée Adoree, Virginia Fox, Sybil Seely, Joe Keaton, Myra Keaton.

Marinheiro de Encomenda (Steamboat Bill, 1923) – Diretor: Charles F. Reisner. Sinopse: Filho de marinheiro em visita ao pai revela-se um fracasso e ainda se apaixona pela filha do concorrente do velho. Mas durante um ciclone ele mostra seu valor.

O Condenado n.13 (Convict 13, 1920) – Diretores: Buster Keaton, Eddie Cline. Sinopse: Jogador de golfe é confundido com presidiário e levado para a cadeia, de onde tenta fugir.

Sonho e Realidade (Day Dreams, 1922) – Diretores: Buster Keaton, Eddie Cline. Sinopse: A fim de se casar com a noiva, rapaz atrapalhado tenta várias profissões, de veterinário a varredor de ruas.

Comentários: Outra coletânea lançada em banca do gênio do cinema mudo Buster Keaton (1895-1966). Aqui o destaque vai para uma de suas obras-primas, Marinheiro de Encomenda. Como em todos os seus filmes o humor físico é brilhante, o enredo cuidado e original e os stunts, todos criativos e perigosos, realizados por ele mesmo (consta que na seqüência em que a parede de tijolos, real, cai sobre ele parte da equipe abandonou o set, certos que o ator se acidentaria mortalmente). Além disso, Keaton tinha um dom para terminar os filmes com uma piada genial e inesquecível, o que acontece aqui. O começo é meio lento, mas a partir da metade o filme ganha vida até a longa seqüência do ciclone, absolutamente antológica e hilariante. O filme foi parodiado no primeiro desenho animado de Mickey, Steamboat Willie, realizado no mesmo ano. Mas ainda há dois bons filmes do cômico, ambos anteriores e realizados justamente quando Keaton se tornava um astro, pouco antes de abandonar em definitivo os curtas em favor dos longa-metragens. O Condenado n.13 é uma hilária variação do tema do presidiário em fuga, onipresente nas comédias mudas e na qual Keaton cria momentos de gênio (como, por exemplo, um mal-sucedido enforcamento). Já Sonho e Realidade é um caso a parte. Aparentemente não existem mais cópias completas do filme, e esta versão foi montada a partir do material disponível (inclusive fotos). O resultado, apesar de alguns momentos de brilho, é irregular e fragmentário, mais recomendado, portanto, para os completistas de Keaton. Marinheiro de Encomenda está em cópia ótima; os outros dois, inferiores. Como extra uma “revista digital” com artigos, biografias e fotos dos grandes comediantes do cinema.

 

Buster Keaton Vol. 3 ***

Título Original: Buster Keaton Vol. 3

Idioma: Mudo (trilha musical em 2.0). Legendas: Português. Gênero: Comédia. Formato: Standard. Tempo: 120min. Preto e Branco. Ano: 1920-21. País de origem: EUA. Distribuidora: Aspen Editora. Censura sugerida: Livre. Censura original: Não Tem.

Diretores: Vários. Elenco: Buster Keaton, William H. Crane, Beulah Booker, Sybil Seely, Edward Alexander, Jack Livingston.

 O Pesado (The Saphead, 1920) – Diretores: Herbert Blache, Winchell Smith. Sinopse: Filho tímido de milionário tem que provar seu valor para se casar com a moça que ama.

Melhor Que a Encomenda (The High Sign, 1921) – Diretores: Buster Keaton, Eddie Cline. Sinopse: Balconista de galeria de tiro ao alvo acaba se envolvendo com gangue de bandidos.

Uma Semana (One Week, 1920) – Diretores: Buster Keaton, Eddie Cline. Sinopse: Recém-casados ganham casa pré-fabricada e transformam em caos a montagem.

Comentários: Mais um volume da série de compilações lançadas em banca de filmes do cômico do cinema mudo Buster Keaton (1895-1966), que jamais sorria, passando imperturbável por mil peripécias (o que lhe valeria no Brasil o apelido de Cara-de-Pedra). Esta traz um de seus primeiros sucessos, o longa-metragem O Pesado, uma comédia dramática em que Keaton faz um tipo que seria constante em seus filmes, do sujeito aparentemente incapaz que aos poucos se revela destemido e sensato e acaba com a heroína. Não era, porém, um projeto dele, que era apenas ator contratado, e há pouco de seu gênio nesse filme apenas ocasionalmente engraçado e com trama dramática ingênua e envelhecida. Mas os outros dois curtas compensam, ambos girando em torno de outras constantes do humor de Keaton: conflitos com máquinas e aparatos e cenários ultra-elaborados. Em Melhor Que a Encomenda ele persegue bandidos em uma casa cujos cômodos escondem vários esconderijos e truques. Em Uma Semana Keaton e sua jovem esposa provocam gargalhadas ao tentarem montar uma casa pré-fabricada. Ambos são pontos altos do humor complexo e extremamente trabalhado do cômico, excelentes comédias mudas. Cópias razoáveis que não atrapalham. Como extra uma “revista digital” com artigos, biografias e fotos dos grandes comediantes do cinema.

 

Buster Keaton Vol. 4 ***

Título Original: Buster Keaton Vol. 4

Idioma: Mudo (trilha musical em 2.0). Legendas: Português. Gênero: Comédia. Formato: Standard. Tempo: 98min. Preto e Branco/Colorido. Ano: 1921-25. País de origem: EUA. Distribuidora: Aspen Editora. Censura sugerida: Livre. Censura original: Não Tem.

Diretores: Vários. Elenco: Buster Keaton, T. Roy Barnes, Snitz Edwards, Erwin Connely, Phyllis Haver, Virginia Fox, Joe Roberts.

Os Sete Amores (Seven Chances, 1925) – Diretor: Buster Keaton. Sinopse: Para receber herança, rapaz tem que se casar antes das sete horas da noite. Quando a notícia se espalha todas as moças da cidade o perseguem.

O Aeronauta (The Balloonatic, 1923) – Diretores: Buster Keaton, Eddie Cline. Sinopse: Ao entrar por acaso em balão, jovem vai parar em floresta distante, onde encontra uma bela moça.

Vizinhos Vigilantes (Neighborgs, 1921) – Diretores: Buster Keaton, Eddie Cline. Sinopse: Casal de vizinhos que se ama tem que driblar as brigas das famílias para se casar.

Comentários: Quarto volume da coleção lançada em banca com compilações de filmes do genial cômico Buster Keaton (1895-1966). Esta traz um média-metragem de sua melhor fase, Os Sete Amores, em que Keaton tumultua a cidade em busca de uma noiva. É um filme brilhante, repleto de idéias interessantes e proezas elaboradas, sempre com o cômico fazendo suas hilárias acrobacias. Consta que existem cópias com seqüências no primitivo Technicolor de três tiras, mas esta (excelente, por sinal) é apenas tingida a cores. Apesar de ter sido um grande sucesso, Keaton não gostava do projeto e só o aceitou por insistência do produtor Joe Schenck. Há ainda mais dois curtas, ambos de primeira linha, O Aeronauta, onde ele viaja de balão por acaso e acaba enfrentando vários desafios em uma floresta distante (inclusive conquistar uma bela garota) e Vizinhos Vigilantes, uma história do tipo Romeu e Julieta em que Keaton capricha nos malabarismos em alguns dos seus mais espetaculares momentos nesta área. Os três filmes valem a pena e são altamente recomendáveis, inclusive devido às boas cópias. Boa diversão. Como extra uma “revista digital” com artigos, biografias e fotos dos grandes comediantes do cinema.

 

Buster Keaton Vol. 5 ****

Título Original: Buster Keaton Vol. 5

Idioma: Mudo (trilha musical em 2.0). Legendas: Português. Gênero: Comédia. Formato: Standard. Tempo: 113 min. Preto e Branco/Colorido. Ano: 1921-26. País de origem: EUA. Distribuidora: Aspen Editora. Censura sugerida: Livre. Censura original: Não Tem.

Diretores: Vários. Elenco: Buster Keaton, Sally O’Neill, Snitz Edwards, Francis McDonald, Sybil Seely, Joe Roberts, Bonnie Hill, Virginia Fox.

Boxe Por Amor (Battling Butler, 1926) – Diretor: Buster Keaton. Sinopse: Ricaço almofadinha se faz passar por campeão de boxe para impressionar a família da namorada.

No País dos Gelados (The Frozen North, 1922) – Diretores: Buster Keaton, Edward F. Cline. Sinopse: No Pólo Norte malandro passa por várias peripécias.

A Casa Maluca (The Haunted House, 1921) – Diretores: Buster Keaton, Edward F. Cline. Sinopse: Bancário atrapalhado é confundido com assaltante e vai se refugiar em casa falsamente assombrada.

Comentários: Mais um volume da série lançada em bancas dedicada ao mestre cômico do cinema mudo Buster Keaton (1895-1966). Este traz uma boa seleção, com um longa-metragem já do estrelato do ator e diretor, e dois curtas de boa qualidade. O longa é Boxe Por Amor, inspirado em uma comédia musical inglesa, sucesso na Broadway, de onde Keaton tirou as canções e aproveitou apenas parte da trama. Bem ao seu gosto, a história gira não em torno das lutas de boxe em si, mas do esforço do protagonista, um rapaz fraco e mimado, para evitar lutar e ainda assim passar por boxeador e conquistar a garota que ama e dobrar sua família de rudes montanhistas. Mas as lutas são realistas e bem encenadas, a ponto de inspirarem o diretor Martin Scorsese ao realizar Touro Indomável (segundo Scorsese, Keaton foi o primeiro a filmar boxe da forma correta e foi um modelo para ele). O filme era um dos prediletos de Keaton, e também foi um de seus maiores sucessos comerciais. O curta A Casa Maluca, um de seus melhores, é uma pequena obra-prima em que Keaton faz um bancário, primeiro transformando seu trabalho em caos com a ajuda de uma lata de cola, e depois às voltas com falsários em uma casa falsamente mal-assombrada. Aqui se destacam dois dos pontos fortes de Keaton: a extrema habilidade em lidar com mecanismos e cenários elaborados, cheios de truques, e o dom de criar finais brilhantes para seus filmes. Do outro curta, No País dos Gelados, aparentemente não existem mais cópias perfeitas, e esta é um pouco entrecortada. Inferior e irregular, tendo mais uma série de gags do que propriamente uma história, é curioso por mostrar Keaton fazendo um personagem violento, assassino e mau (o que, claro, se explica ao final usando um recurso recorrente dele) e parodiando o diretor Erich von Stroheim e seu personagem em Esposas Ingênuas (Foolish Wives, 1921). Cópias de boa qualidade, com a de A Casa Maluca parcialmente tingida a cores. Como extra uma “revista digital” com artigos, biografias e fotos dos grandes comediantes do cinema.