SEQUESTRO NO METRÔ
É curioso que o filme tenha sido sucesso apenas em Nova York,Toronto, Londres e Paris (as únicas cidades na época em tinha então subways!) e fracasso nas outras. E na verdade, a municipalidade de Nova York não queria liberar a filmagem nos lugares reais, acabou liberando, mas exigiu texto ao final onde se livrava de responsabilidades. Tudo foi rodado em locação nos metrôs verdadeiros e outros mais históricos e já fechados. O titulo se refere ao sistema de controlar o tempo no metrô. Pelham é nome da estação de origem onde os trens dão partida do metrô e One Two Three refere-se ao momento do retorno, 1. 23 P. M. Há também toques de racismo neste filme, que era parte do romance. A história é sobre quatro criminosos que sequestram um trem de metrô com 18 passageiros. Embora cercado de policiais eles se escondem num túnel sem saída! O plano é coordenado pelo mercenário Robert Shaw (1927-78), consagrado em Tubarão. Ajudando estão dois profissionais e um outro com uma vingança (o premiado com o Oscar Martin Balsam). Querem um milhão em uma hora e os passageiros serão mortos a cada minuto. O filme tem um ritmo ágil e surpreendente que pretende capturar o estilo da cidade e do metrô do Nova York. Com certeza também satírico (Matthau se encarrega também disso!) e um pouco caótico! Tem gente que admira muito este thriller que vai do suspense a loucura!
ESQUADRAO IMPLACAVEL
Depois do sucesso de Operação França, o produtor daquele filme achou que era fácil dirigir e resolveu fazer uma fita no mesmo gênero, sem ser exatamente uma continuação, apesar da presença do mesmo ator Scheider. Não deu certo e o produtor sumiu. Novamente rodado em Nova York, em locações reais, tem como ponto alto um atentado num lava-jato de carros (tão curiosa que eles usam duas vezes a mesma idéia) e uma longa e bem feita perseguição de carros para rivalizar com a de Operação. Mas a trama é fraca sobre um esquadrão da policia especializado em missões difíceis, às vezes trabalhando com disfarces, se infiltrando em quadrilhas e combatendo a máfia. O vilão Lynch depois voltaria nos anos 90 em muitos filmes de ação com a mesma cara. (texto original quando do lançamento do filme em vídeo)
CAÇADA NA NOITE
O filme que revelou Hoskins (depois confirmado com Mona Lisa e Rogger Rabbit) mas que continuava inédito aqui. Prejudicado por um visual já velho, uma trama confusa, traz um show do ator (em particular na sua sequência final), criando um tipo característico do londrino popular. É uma variação no tema Scarface, sobre o chefe de uma importante gang que numa sexta-feira Santa vê seu império desmoronar numa sucessão de atentados e assassinatos, enquanto ele negocia com a Máfia americana e tem problemas também com o IRA (exército rebelde irlandês). Poderosa mas difícil. (texto original quando do lançamento do filme em VHS).
Texto atualizado em 2018:
Drama britânico, clássico policial de enorme sucesso de critica e público, mas que nunca foi lançado no Brasil (saiu bem atrasado apenas em VHS, sem repercussão). Mas é um filme importante ainda mais no gênero policial inglês, do qual é dos mais cultuados. Foi também a consagração do ator Bob Hoskins (1942-2014) que dali em diante teria uma carreira bem sucedida inclusive nos Estados Unidos (estrelou filmes como Uma Cilada para Roger Rabbit, Mona Lisa, Super Mario Bros, o último Branca de Neve e o Caçador, 118 créditos e uma indicação ao Oscar por Mona Lisa, que também lhe deu o Globo de Ouro (e mais duas indicações), e o Bafta (também 3 indicações inclusive por este filme). Foi ainda por Mona Lisa o vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Cannes. Ganhou Emmy da TV por The Street, 06. O beatle George Harrison chegou a comprar os direitos do filme para distribuir mas depois se arrependeu achando-o violento demais!
Bob custou a fazer carreira e só por acaso que entrou para o teatro, já amadurecido. Mas era um mestre de passar do drama para a tragédia (o roteirista deste filme Barne Keefe, que é entrevistado, diz que se inspiraram em Bogart!). Aqui vai da comédia e doçura até a mais alta violência (considerando que na época o filme era ousado no gênero e a censura londrina era muito forte). Outro ponto importante é a presença da hoje super star Helen Mirren, que faz o interesse romântico e esta quase irreconhecível. Também interessante é a estréia no cinema do figurante e bonitão o irlandês Pierce Brosnan, que tem rápida aparição gay numa sauna! A historia é basicamente sobre Harold Shand, um gangster inglês que já está rico e prestes a assinar um contrato importante. Mas começa a ser vitima de ataques de bombas culpa de um sindicato do crime que esta atrás dele. Curiosamente tentaram dublar a voz de Bob para o mercado americano (achando que ninguém o entenderia). Ainda assim criaram para o filme um letreiro que traduzia as expressões mais difíceis! Isso teria influenciado Tarantino que fez algo parecido com Pulp Fiction. A cena final com a trilha musical de Francis Monkman ficou tão alta porque o diretor estava na hora dando instruções como o ator deveria representar. O ator americano Anthony Franciosa iria fazer o papel de um gangster, mas largou o filme depois de três dias alegando que não gostava das mudanças no roteiro. Houve planos para uma continuação que não deu certo. Foi votado em vigésimo primeiro lugar entre os melhores filmes britânicos de todos os tempos! ****
John Mackenzie (1932- 2011) - O DIRETOR
Diretor inglês de origem escocesa, vindo da TV. Depois dos estudos, passou a trabalhar no teatro Gateway, em Edinburgh. Estabeleceu-se em Londres, onde iniciou carreira na BBC-TV, colaborando em produções de Ken Loach (de Vida em Família) e estreou na direção na TV em 1967, com Voices in the Park. Realizou sua primeira obra para o cinema em 1969, mas foi apenas em 1980, com The Long Good Friday, que conseguiu boa repercussão (mas não no Brasil, onde foi lançado e ignorado em Home Video). Foi considerado uma provocação ao governo inglês (e teve problemas com a censura), ao tratar tratava de um assunto tabu: o IRA (organização terrorista irlandesa separatista), numa espécie de suspense político envolvendo a Máfia. Sua versão de O Cônsul Honorário (baseado em romance de Graham Greene) desapontou. Prosseguiu uma honrosa carreira, principalmente em filmes feitos para a televisão. Sua morte em 8 de junho de 2011 em Londres passou desapercebida no Brasil. Também dirigiu episódios de séries The Jazz Age, The Wednesday Play, Centre Play, Play for Today e a ultima The Wright Stuff (09).
Filmografia
Diretor: 1969 – One Brief Summer (Clifford Evans, Felicity Gibson). 1971 – Escola de Sádicos (Unman, Wittering and Zigo. David Hemmings, Carolyn Seymor). 1975 – Made (Carol White, John Castle). 1979- A Sense of Freedom ( David Hayman, Jack D´Arcy). 1980 – Caçada na Noite (The Long Good Friday. Bob Hoskins, Helen Mirren). 1981 – A Sense of Freedom (TV. David Hayman, Alex Norton). 1983 – O Cônsul Honorário (Beyond the Limit ou The Honorary Consul. Richard Gere, Michael Caine). 1985 – The Innocent (Tom Bell, Kika Markaham). Sindicato da Violência (Act of Vengeance. Charles Bronson, Ellen Burstyn. TV). 1987 – O Quarto Protocolo (The Fourth Protocol. Michael Caine, Pierce Brosnam). 1990 – Vingança Infernal (Blue Heat ou Last of the Finest. Brian Dennehy, Bill Paxton. TV). 1992 – Caso Kennedy – Uma Conspiração (Ruby. Danny Aiello, Sherilyn Fenn). 1993 – Uma Viagem ao Inferno (Voyage. Rutger Hauer, Eric Roberts). 1995- – Infiltrator – Em Busca da Verdade (The Infiltrator. Oliver Platt, Peter Riegert. TV). 1996 – Viagem da Morte (Deadly Voyage. Omar Epps, Joss Ackland. TV). 1998 – Perfil de um Espião (Aldrich Ames: Traitor within. Timothy Hutton, Joan Plowright. TV). Looking After Jo Jo (Robert Carlyle, Patricia Brake. TV). 2000 – Alto Risco (When the Sky Falls. Joan Allen, Patrick Bergin. TV). 2001 – Armadilha Internacional (Quicksand .Michael Caine, Michael Keaton).
CARTER, O VINGADOR
Originalmente da MGM, numa cópia de primeira qualidade, o filme começa já com um plano raro. Um zoom discreto mostrando Caine, o protagonista Jack Carter ainda jovem, com cabelo loiro cheio de ondas (mas já no auge de carreira). Está numa reunião onde visivelmente Britt Ekland está se sentindo mal (ela foi famosa por ter sido casada com o humorista Peter Sellers). Ele é um perigoso gangster londrino que viaja para Newcastle, para o enterro de seu irmão. Começa a suspeitar que não foi um acidente e vai investigando numa complexa rede de mentiras, enganos, falsidades e traidores do sub mundo da cidade. Ele quer chegar ate o homem que matou o irmão.
Curiosamente o filme chegou a ser bloqueado pela censura por causa de nudez e violência (mas voltaram atrás). A revista Total Film, que até hoje existe, chegou a escolher este como o melhor filme inglês em todos os tempos. Os diálogos foram redublados por causa do sotaque cockney do original incompreensível para americanos. Foi também um dos filmes favoritos de Stanley Kubrick que considerava que qualquer ator gostaria de trabalhar com o diretor Hodges! Caine aceitou fazer o papel de gangster, explicando que “queria fazer um filme que mostrasse o background em que foi criado”. “No cinema inglês”, disse ele, “os gangsters ou são burros ou engraçados”. Quis mostrar que não são uma coisa nem a outra. Dizia que se identificava com o personagem porque ele cresceu numa família pobre, teve parentes envolvidos em crimes. Carter disse: “é o beco sem saída produto do lugar onde eu passei minha infância. Ele é de certa maneira o fantasma de Michael Caine”.
Preste atenção na fotografia, nos planos fechados, com certas figuras fora de foco. As locações são realistas, acentuando as residências pobres e a vida difícil. Hodges foi influenciado pela obra de Raymond Chandler e pelos filmes B americanos. Querendo revelar os males da sociedade através de uma trama policial. Fez o filme o mais realista possível. O compositor Roy Budd fez a trilha musical apenas com harpsicore, piano elétrico Wurlitzer e um piano grande. O atirador que aparece no começo do filme no trem e depois no final, seria segundo o diretor, o símbolo da Morte. O sucesso do filme fez com que o autor do livro original fizesse varias outras aventuras com o personagem de Carter.